sábado, 29 de maio de 2010

Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Percy Jackson and the Olympians: The Lightning Thief, 2010)


Bem legal este Percy Jackson e O Ladrão de Raios. Baseado no livro de Rick Riordan, trata-se de uma aventura infanto-juvenil bastante criativa e interessante, seguindo os passos, pelo menos no cinema, de Harry Potter e vários outros exemplares do gênero que inundaram os cinemas nos últimos anos.

Percy (Logan Lerman) é um menino deslocado em seu cotidiano. Com um amigo apenas (Brandon T. Jackson), Percy vive com sua mãe e seu desprezível padrasto (Catherine Keener e Joe Pantoliano) uma rotina sem graça. Tudo muda quando ele descobre ser o filho de Poseidon (Kevin McKidd) e também o principal suspeito de ter roubado o raio de Zeus (Sean Bean). A partir disso ele parte numa aventura em busca de sua mãe, que acabou sendo aprisionada no inferno quando ele descobriu sobre seu verdadeiro pai.

Percy Jackson é uma aventura muito bacana, mas com alguns defeitos: a começar pelo roteiro bastante frágil, com muitos furos e clichês, soluções fáceis e outros fatores que podem desagradar um expectador mais exigente. No entanto, esses defeitos são superados pela inventividade da trama que é bastante interessante.


O filme foi dirigido por Chris Columbus, que o faz de maneira bastante eficiente; afinal, ele já mostrou que esta é a praia dele quando dirigiu os dois primeiros capítulos da saga do Harry Potter.

A aventura possui algumas cenas de ação bem legais e a atuação convincente e carismática de Logan Lerman ajuda bastante. Ao contrário de outros filmes do gênero que pecaram na escalação de seu elenco juvenil (Eragon e Crônicas de Nárnia, por exemplo), Percy Jackson possui uma trinca de atores principais carismática e divertida. Sem contar o elenco de apoio que conta com atores de peso como Rosario Dawson, Pierce Brosnan, Melina Kanakaredes e Uma Thurman.

Belos efeitos especiais, cenas visualmente bacanas (a batalha no telhado é um bom exemplo) e uma história atraente. Acredito que, com estes ingredientes, Percy Jackson e o Ladrão de Raios pode agradar bastante o público que ainda não o conferiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário