terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Vingador do Futuro (Total Recall, 2012)



Até me diverti com essa refilmagem, mas não tem nada demais no filme. Não se deve cair no erro da comparação, pois essa obra é, aparentemente (pois não li o livro original), mais fiel ao seu manuscrito de origem – um livro de Phillip K. Dick, tornando-a BASTANTE diferente da clássica fita dos anos 90.

As cenas de ação são bacanas (especialmente a primeira perseguição a pé), as atuações estão ok e a trama em si é bem clichê no mundo da ficção científica. Colin Farrell é um ótimo ator e segura o longa com tranquilidade, convencendo nas cenas atléticas e na dramaticidade. Kate Beckinsale, sempre bela, como a letal vilã, também está muito bem.

O grande trunfo dessa refilmagem está no visual meio indeciso e caótico. O futuro no filme é uma mistura de Blade Runner com Eu Robô e até um pouco de Solaris parece inspirar os ambientes. É uma confusão enorme, mas que garante um filme bonito para os olhos...
 
Como grande revés, está a trama, que procura ser complexa, mas, em sua essência, me parece mais uma reformulação da manjada luta de classes. Nada contra, mas já vi isso umas doze mil vezes. Outra negativa é a trilha sonora ordinária e o final, mais especificamente a última cena – simplesmente não sabiam como acabar o filme e colocaram uma cena besta, que tenta surpreender, mas não consegue.

Não sou contra as refilmagens e essa em questão me surpreendeu por não expressar um óbvio esgotamento criativo entre os estúdios de Hollywood. Esquecendo o pequeno detalhe de já existir uma versão dessa estória, O Vingador do Futuro é uma divertida sessão de cinema. Contudo, se você não paga meia entrada no cinema, aconselho você a alugar esse filme. Talvez, o preço caro das salas de cinemas atuais e a presença de uma garotada chata na sessão possa tornar o filme numa experiência desagradável.

2 comentários:

  1. Eu não pago meia... vou esperar sair uma boa versão pra baixar mesmo. ;)

    ResponderExcluir
  2. Acho que você faz muito bem em fazer dessa forma. Além de tudo que eu citei no texto, vc como fã do Arnold e do Verhoeven pode ficar mais bravo ainda com esse filme!

    ResponderExcluir