quinta-feira, 23 de agosto de 2012

The Catechism Cataclysm (2011)



Difícil escrever sobre esse filme, mas não quero deixar passar em branco. Só vi comentários sobre a obra em poucos blogs gringos e não vi comentários sobre ele nos blogs nacionais que eu visito. Pois bem, THE CATECHISM CATACLYSM é um filme muito estranho, uma mistura de comédia e road-movie (só que com canoas) com uma pitada de horror.

O filme acompanha dois amigos, um improvável padre e um músico fracassado, que resolvem descer um rio numa canoa, tomando cervejas e aproveitando a natureza. Os dois acabam se perdendo e tendo de passar a noite na floresta. Óbvio que a tensão aumenta, gerando desentendimento entre os dois e troca de insultos até a chegada de duas turistas japonesas com um gordão quieto, que irão passar a noite na floresta também. Os dois amigos juntam-se ao estranho trio e daí pra frente o filme chega a um clímax estranhíssimo e completamente inesperado, para a alegria de qualquer amante do cinema alternativo.

THE CATECHISM CATACLYSM tem acertos de sobra para ser conferido por cinéfilos de mente aberta. O principal trunfo do filme está na dupla de protagonistas, o padre interpretado por Steve Little e o amigo interpretado por Robert Longstreet. Os dois estão perfeitos e críveis, e criam toda uma camada psicológica por trás de seus personagens, dando densidade ao filme. E durante a projeção, eu senti empatia por ambos, me interessando pelo desfecho dessa estranha aventura.
 

É legal também as diversas pequenas subversões que o diretor Todd Rohal imprime no filme. Desde o título no pôster, escrito com fonte utilizada por bandas de black metal, o mais satânico dos gêneros musicais, até uma bíblia utilizada como livro de autógrafos. E o próprio padre protagonista é um modelo completamente desviado do sacerdócio, cheio de defeitos e desvios condenados pela igreja católica.

Mesmo quando o filme finalmente abraça elementos loucos, ele não deixa de ser interessante. Você quer saber como termina a saga do padre Billy e seu amigo. Nessa hora do filme, a lógica vai pro ralo e a estranheza toma conta, com referências a um filme japonês muito louco (Funky Forest: The First Contact) e um humor negro incrível.


Difícil descrever e difícil de entender. Parece que há até uma comparação com os mistérios da fé, completamente ilógicos para os céticos, mas de existência inegável. Como explicar o que acontece entre os dois amigos naquela viagem de aventuras...

Percebam essas sutilezas, por trás de toda a excentricidade que pode afastar os cinéfilos mais urgentes e mundanos. THE CATECHISM CATACLYSM é um ótimo filme independente, que merece uma chance e merece ser assistido. Separem uma tarde para embarcar nessa viagem louca e original, que poucas vezes o cinema atual consegue proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário