segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Assassino A Preço Fixo (The Mechanic, 1972)


Depois da péssima refilmagem estrelada por Jason Statham (cuja resenha pode ser lida aqui), precisava ir atrás da estória original do assassino Arthur Bishop – vivido pelo mito Charles Bronson. Vários amigos blogueiros tinham comentado sobre a superioridade do filme mais antigo em relação ao produto recente – e eles estavam certos!

Contudo, Assassino A Preço Fixo ainda é um filme bem menor na filmografia de Bronson. Óbvio que todo o ritmo e estilo do filmão, uma legítima película dos anos 70, permanece como uma fonte de charme e satisfação para qualquer um que se diz fã do cinema de ação que praticamente não se faz mais nos dias de hoje.

O problema é que a estória do filme é muito desinteressante. Existem elementos bem observados por alguns críticos mais cuidadosos (leiam o texto do Felipe M. Guerra no Filmes Para Doidos), envolvendo a relação entre o assassino interpretado por Bronson e seu pupilo. Contudo, a psicologia dos personagens não foi suficiente para captar minha atenção a todo o momento.


Entendam meus amigos, que eu não achei o filme ruim. Assassino A Preço Fixo é uma fita de visualização obrigatória para qualquer fã de cinema de ação bem feito; não só isso, mas temos o grande Bronson entregando uma performance muito boa, conseguindo ter um enorme carisma interpretando um verdadeiro vilão (afinal, o cara é um assassino!). Poucos atores conseguem esse tipo de efeito sobre personagens tão negativas.

Assassino A Preço Fixo é uma daquelas obras que merecem ser assistidas ao menos uma vez na vida. Garante uma sessão descompromissada e agradável, ao contrário da explosiva (no mau sentido) refilmagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário