sexta-feira, 31 de agosto de 2012

6:66 Mortes Acontecem (6:66 Dtaai Mai Daai Dtaai, 2009)



Criar uma trama é difícil; algo original e surpreendente, que te prenda ao filme, sem necessidade da pirotecnia dos blockbusters. Após criar a trama, você precisa desenvolvê-la, para continuar esse laço com o espectador. E muitas vezes, na hora desse desenvolvimento, o realizador da obra tropeça, tornando uma ideia original interessante em algo enfadonho. Um exemplo perfeito é esse filme tailandês, que possui um ótimo mote com um desenvolvimento muito fraco.

Imaginem uma cidade em que as pessoas não conseguem mais morrer. Um suicida, após atirar em sua própria cabeça, permanece vivo no hospital. O mesmo para um rapaz todo mutilado após ter sido arrastado por um trem. Uma situação bizarra, sem sombra de dúvida. E uma repórter começará a investigar esses eventos, pois tudo indica que essas “férias” da Morte estão relacionadas a ela.


6:66 MORTES ACONTECEM (o título é inexplicável, porque o número 666 não aparece em nenhum momento do filme) é um filme tailandês até interessante. Desprezando a péssima mania de tentar dar sustos pelo súbito aumento do som, temos uma estória realmente diferente, acentuada ainda pela língua e feições orientais – um refresco para a quantidade de filmes norte-americanos que estou habituado a assistir.

Entretanto, ao longo do filme a trama vai ficando cada vez mais embaçada e confusa, com explicações bastante insatisfatórias. Não entendo porque certos filmes de mistério querem explicar absolutamente tudo de sua trama. Parece que algumas pessoas não concebem que certos mistérios podem ser inacessíveis para o público. Uma mania de entregar tudo mastigado ao espectador. O roteirista, nessa obra, ao tentar dar laço aos enigmas que perseguem a protagonista, acaba elaborando uma solução nada convincente da trama.

 

Isso não torna 6:66 MORTES ACONTECEM num filme ruim, mas definitivamente num filme fraco. Só de lembrar o estúpido clímax do filme, começa a balançar a cabeça em desaprovação a uma boa estória desperdiçada em soluções bestas. Pareceu-me um telefilme ou um episódio de alguma versão oriental de Arquivo X.


Honestamente, o filme até vale uma espiada, especialmente pra quem curte filmes de terror como eu. Contudo, já adianto que 6:66 MORTES ACONTECEM pode decepcionar e é provável que o faça. Mas ainda assim, por ter uma ideia tão interessante e por ser de um país cujas produções não costumo acompanhar, creio que assistir a esse filme não matará ninguém. A não ser de tédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário