quinta-feira, 12 de abril de 2012

A Mulher De Preto (The Woman In Black, 2012)

Começar a minha temporada 2012 nos cinemas com a obra A Mulher de Preto parece ter sido uma boa ideia. Afinal, a mais nova empreitada da Hammer acerta em quase todos os aspectos, pecando, talvez, no final um tanto quanto surpreendente que, pessoalmente, não me agradou muito. Mas, sinceramente, o epílogo não afeta tanto o longa metragem, considerando o fato de que A Mulher de Preto é um filme que assusta de fato.

E esse aspecto básico em filmes de terror (botar medo no público) parece em falta nos exemplares mais recentes deste gênero, especialmente nas obras norte-americanas, um mercado com altas doses de falta de criatividade, atualmente. A Mulher de Preto é uma película britânica que mantêm a Inglaterra na liderança dos bons filmes de terror lançados em circuito comercial.


A estória do filme em si é uma maravilha de conto gótico, sobre uma casa assombrada por uma mulher (a tal mulher de preto) cujo filho lhe foi renegado pela irmã mau caráter. O resultado disso é que toda vez que o espírito da mulher é visto, uma criança na vila próxima à casa assombrada é morta de maneira trágica.


Por isso, a chegada do advogado Arthur Kipps (Daniel Radcliffe) na vila não é vista com bons olhos. Ele deverá ir à casa assombrada organizar a papelada para a venda da mesma. E toda vez que ele vai à mansão, uma criança morre. Caberá a ele, intrigado com essa situação, acabar com a maldição da Mulher de Preto.


Visualmente fantástico, A Mulher de Preto mantém um ótimo nível de sustos e informações sendo mandadas para o público. No quesito terror, todas as aparições da mulher de preto são incômodas, especialmente quando, numa cena, ela avança sobre Arthur de uma maneira assombrosa. E tem uma cena envolvendo uma cadeira de balanço que é terrivelmente boa e assustadora.



Uma das coisas mais bacanas é perceber a presença de vultos no ótimo uso de espelhos ou também aparições nas janelas da casa. Toda película é muito bem conduzida pelo diretor James Watkins, que filma terror à moda antiga, sem precisar de truques de marketing (vide Atividade Paranormal e genéricos) ou doses de sangue e sadismo (Jogos Mortais e outras besteiras). Watkins não é nenhum novato no gênero, tendo escrito o eficiente O Olho que Tudo Vê e dirigido o elogiado Eden Lake. Espero por mais filmes deste sujeito, sem dúvida.


A Mulher de Preto foi afinal uma baita sessão de cinema, superior a muito filme de terror que eu andei assistindo ultimamente, sem sombra de dúvida. O ano começou bem para o cinema fantástico. Esperemos que as obras vindouras (as continuações deste filme e outras produções da Hammer, em geral) mantenham o nível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário