terça-feira, 17 de abril de 2012

Invincible Shaolin (Nan Shao Lin yu bei Shao Lin, 1978)

Venho assistindo a muitos filmes de Kung-Fu recentemente. Hoje, vou falar pra vocês desta pérola aqui, conhecida nos Estados Unidos como Invincible Shaolin (além de outros vários títulos, como Unbeatable Dragon – "Dragão Invencível" e North Shaolin vs South Shaolin). Este último título, aliás, é o que melhor traduz o filme, pois ele trata de uma rivalidade entre membros do templo Shaolin do Norte e do templo Shaolin do Sul; rivalidade fomentada por um inescrupuloso governante que quer ver a derrocada destes templos para que o domínio sobre os mesmo seja mais fácil.


Tudo típico numa produção da Shaw Brothers, o que torna a experiência agradável e segura. Contudo, apesar desses filmes sempre terem uma quantidade de humor que sempre me agradou, Invincible Shaolin guarda um final bastante trágico e dramático, com os lutadores do sul enfrentando os do norte, apesar do surgimento de amizades entre alguns deles. E a luta final ocorre, justamente, durante a comemoração de um anúncio de casamento de um desses lutadores.



Entretanto, apesar de todo o drama que a estória carrega, existe o bom humor que sempre marca essas produções. Especialmente nas cenas de treinamento dos lutadores do sul, quando mestres submetem seus pupilos aos mais estranhos e originais treinamentos. Um dos personagens, em determinado momento da película, faz flexão apoiado apenas com o polegar!!


É um filme muito bom, com suas belas cenas de luta, drama, comédia e os ingredientes típicos das produções de kung-fu dos anos 70. Se você gosta desse tipo de cinema, embarque sem medo. Se você não conhece esse cinema, este filme é um bom passaporte para o mundo do cinema chinês de Kung-Fu.

Um comentário: