domingo, 15 de maio de 2016

Ip Man (2008)


O plano é postar um texto para cada filme desta incrível trilogia, por isso vamos começar a brincadeira falando deste neoclássico do cinema de Artes Marciais. IP MAN acompanha a vida do lendário mestre de Wing Chun - Ip Man - encarnado pelo incrível e talentoso Donnie Yen. Neste primeiro filme acompanhamos a vida dele no período pré e durante a tenebrosa ocupação japonesa da China durante a 2° Guerra Mundial.

Inevitavelmente, a ocupação foi marcada por confrontos entre os dois povos - incluindo no campo das artes marciais. Nosso protagonista acabou sendo envolvido, não só pelas suas habilidades mas pela crueldade e prepotência dos japoneses durante a guerra. O filme não aborda apenas essa parte da vida de Ip Man (uma característica dessa trilogia), mas ela é a parte mais eletrizante do filme. 


Acompanhamos várias facetas da vida de Ip Man, como o relacionamento com seu irmão empresário e sua família, os constantes desafios recebidos contra outros lutadores, a importância na resistência dos chineses contra bandidos e os japoneses. Mas a espinha do filme ainda é a relação dele contra um determinado general carateca e as implicações dessa relação conflituosa.

O filme é sensacional. Tem o típico humor do cinema chinês, drama na medida certa, excelentes atuações e lutas, muitas cenas de luta. Todas elas são absolutamente bem filmadas, mas o ouro vai para a cena em que Ip Man desafia 10 caratecas - uma cena violentíssima e brutal, cheia de sentimento; cada soco e chute de Donnie Yen parece destruir ossos e músculos de seus companheiros de cena. Uma cena furiosa e uma das melhores que o gênero das artes marciais já nos proporcionou. 

Já considerado um clássico do gênero, IP MAN é um perfeito entretenimento de ação. Um filme de muito sucesso que abriu as portas para uma continuação e fez o nome de Donnie Yen ser bem mais reconhecido no ocidente. Em breve, falaremos do segundo por aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário