segunda-feira, 16 de maio de 2016

Ip Man 2 (2010)


A continuação da trilogia sobre Ip Man, mestre do Wing Chun, mantém o nível do primeiro filme, ainda que eu prefira o primeiro filme. Acompanhamos a saga do personagem em Hong Kong, seu périplo para a abertura de uma escola de artes marciais e a relação por vezes conflituosa com o Império Britânico.

Novamente, vemos o filme abraçando várias tramas, como no primeiro. Para mim, a melhor delas é justamente o enfrentamento entre Ip Man e outros mestres das artes marciais e suas escolas - parece até briga de gangues entre os alunos de diversos métodos e estilos de luta. As escolas formam uma espécie de cartel, liderados pelo grande Sammo Hung (ator e diretor respeitadíssimo), que manda muito bem nesse filme - um tipo complexo e carismático, oscilando entre a admiração e o desprezo que podemos sentir por sua personagem. A melhor cena de luta do filme é, justamente, o confronto entre Donnie Yen e Sammo Hung em cima de uma mesa - absolutamente fantástico e eletrizante - cujo desfecho nos leva a aplaudir os astro de pé, assim como os alunos do filme fazem. 


Porém, essa trama fica um pouco em segundo plano ao longo do filme, quando a abordagem foca sobre os excessos do Império Britânico, personificados por um boxeador odioso e desrespeitoso, que acaba por enfrentar nosso protagonista. O filme assume um enredo bem próximo ao de Rocky 4, com seus clichês já bastante explorados em outras obras. 

Não que seja algo ruim, mas a trama me prendeu um pouco mais quando mostrava as dificuldades de Ip Man no estabelecimento de sua escola de artes marciais. Da metade para o final, a trama fica previsível, ainda que prenda a atenção. Mas não consegue captar o drama ou transmitir com a mesma eficiência do primeiro capítulo. 

Ainda assim, é um filmaço de ação, que sedimenta um caminho para um terceiro filme com uma participação especial na última cena ao melhor estilo Marvel. É um bom capítulo da saga de Ip Man e eu ainda mal posso esperar para conferir o próximo e último filme da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário