sábado, 3 de julho de 2010

Testemunha Muda (Mute Witness, 1994)


Esse filme é definitivo como prova de que bom cinema não é feito de grandes orçamentos ou cenas de ação mirabolantes. Em Testemunha Muda, temos um belíssimo exercício de suspense, orquestrado pelo diretor Anthony Waller. Trata-se de uma obra de baixo orçamento, sem atores famosos (a não ser a participação de Alec Guinness – breve e misteriosa), mas com uma história envolvente e muito talento por parte do diretor (que 3 anos depois realizaria o fraco Um Lobisomem Americano em Paris).

Testemunha Muda aborda um tema já comum no cinema: os intrigantes filmes Snuff – fitas em que os atores morrem de verdade. Na obra analisada, acompanhamos o calvário da maquiadora americana Billy Hughes (Marina Zudina), uma moça muda que trabalha na produção de um filme de horror vagabundo na Rússia. Um dia, após ser trancada, acidentalmente, depois do expediente no set de filmagem, ela presencia a filmagem de um filme snuff.

É interessante como o diretor soube criar tensão nas cenas de perseguição. Isso sem contar o interessante roteiro que aborda a temática de maneira interessante e instigante. Muito perspicaz a exploração da mudez da personagem, um elemento criativo bastante bacana.

Como o filme se passa na Rússia, outro fator interessante é como ficamos, muitas vezes, perdidos como a personagem principal. Afinal, trata-se de uma língua completamente diferente e um alfabeto exótico para nós: o cirílico. Por isso, a sensação de desorientação da personagem se estende sobre nós.

É claro que o filme tem algumas falhas, como o humor deslocado, que em algumas cenas incomoda. Isso sem mencionar algumas péssimas performances, como a do ator Evan Richards, horrível como o diretor de cinema besta. No entanto, a presença de Marina Zudina compensa a falta de talento da maior parte do elenco restante.

Mesmo assim, essas falhas não comprometem o divertimento e a competência da obra. Testemunha Muda é um filme recomendadíssimo para qualquer um que goste de bom cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário