sábado, 24 de julho de 2010

Sherlock Holmes (2009)


Sherlock Holmes é o blockbuster perfeito: divertido, inteligente, premiado e lucrativo. E todos esses adjetivos não são empregados em vão para este filme, pois a obra é tudo isso e muito mais.


A escolha de Guy Ritchie mostrou-se um grande acerto, pois o cara é, para mim, um baita diretor, com uma linguagem cinematográfica muito original (não há como negar: Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes é um dos filmes mais legais da década de 90). Apesar de seu estilo, em Sherlock Holmes, estar bem mais discreto, ele ainda imprime sua marca pessoal na obra efetivamente, em detalhes como a narração em off de Holmes (dialogando com o expectador), as cenas de luta e a câmera lenta.


Outro ponto de destaque é a escolha do elenco: Robert Downey Jr está excelente como o detetive vitoriano e Jude Law não fica atrás com seu Watson. Mark Strong e Rachel McAdams também estão ótimos, mas sem o destaque da dupla principal.



O filme conta com uma belíssima direção de arte, reproduzindo uma Londres vitoriana suja, perigosa e desagradável. Não há a beleza do campo retratada nas obras de Jane Austen; aqui temos a Inglaterra industrial que conhecemos pelos livros de história. Esse visual, atraente e sombrio contribui para a trama que envolve uma seita sobrenatural, um assunto de bastante interesse dos ingleses no século XIX, que atraiu pessoas como o próprio Conan Doyle - um dos aspectos mais interessantes do roteiro.


A trilha sonora merece um parágrafo à parte. Composta pelo alemão Hans Zimmer e lembrada no Oscar, trata-se da música mais original da última temporada, misturando música cigana e irlandesa, ao som de diversos instrumentos como banjos e percussão africana. É agitada, inteligente e cativante como a obra (clique aqui para escutar o tema do filme no Youtube).


O filme conta com um roteiro bem amarrado e inteligente que só entrega a resolução do mistério ao final, podendo frustrar os expectadores afoitos em solucionar a trama da obra. Apenas Holmes consegue decifrar o enigma que envolve o filme. Tal enigma é digno de uma boa história de Holmes.


Sherlock Holmes é um excelente início de franquia, uma obra acima da média, que acerta em todos os pontos. Recomendadíssimo!

2 comentários:

  1. Foi uma grata surpresa o filme, mas não o recomendo para quem é leitor das obras de Conan Doyle (é adaptação de HQ, não das histórias originais).

    Cultura na veia:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sherlock Holmes é muito bom mesmo Pseudo-autor! Para mim, o filme ficou sob medida para o público atual. E eu sou suspeito, pois adoro os filmes de Guy Ritchie...

    ResponderExcluir