sábado, 3 de julho de 2010

O Livro de Eli (The Book of Eli, 2010)


Não há dúvidas: até o presente momento, o melhor filme de 2010 não envolve mitologia grega ou super heróis: trata-se da saga do andarilho Eli, que caminha por terras devastadas levando consigo um poderoso livro, uma obra capaz de controlar sociedades e trazer esperança: a Bíblia.

Recheado de uma simbologia rica e intrigante, O Livro de Eli não se sustenta apenas como uma crítica juvenil ao poder que a religião exerce sobre os homens. Isso é interessante, pois nos momentos iniciais da obra, o tom de crítica parece imperar sobre a obra. Contudo, o filme passa uma mensagem estranhamente cristã após seu epílogo.

Trata-se de um roteiro forte e maravilhoso, escrito pelo novato Gary Whitta. Contudo, a direção dos irmãos Hughes é o grande traço diferencial do filme. Além, é claro, do formidável duelo de interpretações entre Denzel Washington e Gary Oldman, que são o herói e o vilão da trama, respectivamente.

O visual do filme é fantástico. Algumas cenas capturadas pelos diretores dificilmente sairão da sua cabeça, como o tiroteio numa casa no meio do deserto – um plano-seqüência muito bem construído. O final do filme é também bastante impactante e cenas de luta violentas e bem filmadas.

O Livro de Eli é, enfim, fascinante e poderoso. Meus comentários não farão jus à grandiosidade da obra. Por isso, eu paro por aqui dizendo-lhes o seguinte: assistam. Assistam esse filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário