sexta-feira, 10 de maio de 2019

A Última Ameaça (Broken Arrow, 1996)



Quando criança, esse pôster sempre me fascinava. Achava-o explosivo! Por anos eu mantive essa curiosidade intacta - sabe como é, são tantos filmes para assistir... Enfim criei a ocasião há uma semana, numa tediosa noite de quinta feira. Outro ponto pessoal curioso é que eu consegui o filme em dois formatos, neste ano: DVD e a "mítica" VHS que tanto me encantava quando mais novo.

O genérico título em português esconde o curioso conceito ao redor do roteiro: Broken Arrow é, supostamente, o nome dado para a situação catastrófica das forças armadas perderem uma bomba nuclear. Neste caso, John Travolta é o oficial da aeronáutica que resolve extraviar algumas bombas para chantagear o governo norte-americano e faturar uma fortuna em cima disso. Christian  Slater é o oficial bonzinho que irá melar os planos do terrorista.

O filme contém pilhas e pilhas de cena de ação - algo favorável considerando o argumento meio bobo da obra. É curioso escrever sobre ele, pois parando para analisar, não esperava nada mais do que uma fita de ação divertida - algo que é entregue ao espectador. E nada além disso: assim que o filme terminou, não consegui me lembrar de uma cena sequer que tenha me chamado a atenção.

Não há personagens ou falas marcantes, apenas muita explosão, tiros e alguma pancadaria totalmente compactada durante sua projeção. Dirigido pelo cultuado John Woo, que é um cineasta que ainda não conseguiu captar minha atenção (justiça seja feita: os maiores clássicos chineses dele como Bala Na Cabeça e O Matador, eu ainda não assisti). 

É possível que, se tivesse assistido mais cedo, o filme talvez tivesse me excitado mais. É um divertimento razoável para amantes de filmes de ação. Felizmente, o pôster ainda me fascina, até hoje. Eu teria ele pendurado na minha casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário