quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Semana Melhores do ano: Os Livros Favoritos do Ano - 2015

Olá queridos leitores! Vamos iniciar nossa semana de Melhores do ano, onde vou postar por aqui, meus livros, álbuns e filmes favoritos de 2015. Lembrando que em todas as categorias teremos apenas representantes lançados em 2015 (com exceção dos livros, pois se eu começar a ler apenas lançamentos, certamente vou falir em razão dos preços absurdos de um livro novo).

Vamos começar nossas famigeradas listas com meus 5 livros favoritos lidos em 2015. Enjoy!


1 - Remissão da Pena (Patrick Mondiano - Editora Record, 2015)

Lá se vão alguns anos desde que eu li Nada de Novo no Front e terminei o livro chorando - algo que só se repetiu neste ano com este livro. Esta autobiografia romanceada despertou-me da indiferença de muitas leituras, num verdadeiro nocaute emocional, especialmente quando me reconheço na pele do personagem autor e seus medos da infância, que eram os mesmos que os meus. Uma leitura muito curta (li o livro em praticamente 90 minutos), e por isso mesmo ainda mais efetiva e dolorosa. Com certeza, lerei mais Patrick Mondiano para 2016.




2 - Mar Inquieto (Yukio Mishima - Companhia das Letras, 2002)
O cotidiano atarefado e de responsabilidades sempre desperta um anseio de simplicidade, um bucolismo pelas pequenas sensações e coisas boas que a vida pode trazer. Esse romance encantador segue fórmulas de enredo já conhecidas, mas o mestre Mishima nos conta sua história de amor com tanta ternura, que é impossível não querer entrar dentro dessa realidade. Uma história romântica extremamente encantadora e nada piegas, algo que só um gênio literário poderia nos fornecer. Provavelmente, o livro que me mais me fez sorrir durante 2015.




3 - Battle Royale (Koushun Takami - Globo Livros, 2014)

Minha primeira leitura do ano e, acreditem se quiser, devorei o livro em dois dias - um calhamaço de quase 700 páginas. Uma vez começado, não consegui largar do livro, uma história selvagem e brutal de adolescentes numa espécie de reality show onde precisam se eliminar, literalmente, para que sobre apenas um sobrevivente. Um livro extremo e chocante em vários momentos, a leitura fluiu muito rápido e me divertiu bastante, apesar de sua brutalidade. Não, eu ainda não assisti a famosa adaptação com o Takeshi Kitano, mas já está na lista de filmes para assistir e resenhar no próximo ano.




4 - O Lobo (Joseph Smith - Alfaguara, 2009)

Durante um dia chuvoso, sem nenhuma responsabilidade imediata da faculdade, sentei-me na varanda de casa e comecei a ler O Lobo. Só acabei me levantando após o término de um dos livros mais imersivos do ano, que parece soprar um vento frio da floresta invernal da história. Escrito pelo ponto de vista de um lobo, a história avança lenta e cativante. A experiência foi semelhante a ouvir um cd de black metal da Lituânia num dia chuvoso e frio. Fica em "apenas" quarto lugar, por eu ter a impressão da leitura se potencializar bastante com um elemento externo (o tempo do dia).



5 - O Espião Que Saiu Do Frio (John Le Carré - Editora Record, 2013)
Amo literatura e filmes de espionagem e já estava mais do que na hora de ler este clássico do autor britânico, sua obra mais famosa e consagrada. E para quem ama esse tipo de livro e ama literatura em geral, esta é uma obra indispensável. A trama é cativante, a resolução é absurdamente imprevisível e o final é muito angustiante, um tapa na cara de realidade e crueza. Passado durante um dos períodos da história mundial que mais me fascina (a Guerra Fria), este é um dos livros mais importantes do século XX.



Nenhum comentário:

Postar um comentário