sexta-feira, 29 de junho de 2012

Homens de Preto 3 (Men In Black 3, 2012)



Eu não tinha o menor interesse em encarar Homens de Preto 3 numa sala de cinema. Um grupo de amigos e uma promoção me convenceram a assistir a mais nova aventura dos agentes J (Will Smith) e K (Tommy Lee Jones).

O filme acompanha a volta do agente J aos anos 60 para salvar a existência de seu parceiro, que simplesmente some nos tempos atuais. Lá ele encontra o agente K mais jovem (Josh Brolin), conhece Andy Warhol (uma das sacadas geniais do filme) e enfrenta o grande vilão do filme, por trás do sumiço de K nos tempos atuais – Boris, o animal (Jemaine Clement).

Com essa trama de viagem no tempo, fica claro que o filme busca dar uma refrescada na imagem da franquia, adicionando um inspirado Josh Brolin, que alcança a perfeição como o K mais jovem. Não só Josh Brolin, mas Jemaine Clement está fantástico como o vilão, um alienígena repulsivo e de respeito, que causa até um receio no público, mas possui uma dose certa de piadas (envolvendo seu braço decepado por K num confronto anterior) - o suficiente para não ridicuralizá-lo e manter uma ótima dose de ameaça.


Homens de Preto 3 acerta também nas piadas e citações históricas. O roteiro é esperto e, apesar de ter alguns furos, é bem sucedido ao adicionar interessantes elementos à mitologia da série. A junção desses novos e ótimos personagens (ou atores novos, mesmo) com uma trama de viagem no tempo, mostraram-se divertida e interessante.

Interessante notar que este terceiro filme da saga se mantém como um típico capítulo da série, em razão do próprio estilo de filmagem do Barry Sonnenfeld (diretor dos outros MIBs) e da marcante música tema (composta pelo Danny Elfman), que mantém a assinatura da “grife” Homens de Preto. Desde o início da obra até seu interessante desfecho (no Cabo Canaveral, muito criativo) sabemos que se trata de um filme da série, com todo o seu estilo particular.

Claro que a série ainda encontra, na minha pessoa, uma espécie de indiferença que não consigo superar. Apesar de divertido e tudo mais, certas piadas são muito bobas e a própria estória dos homens de preto não me comove. Achei o filme entretenimento puro e uma das grandes surpresas positivas do ano. Entretanto, permaneço cético quanto a visitar as possíveis novas aventuras dos agentes. Quanto a esse terceiro filme, fica minha surpresa e minha indicação de um bom blockbuster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário