sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers, 1948)

Um dos clássicos da literatura universal, Os Três Mosqueteiros já sofreu várias adaptações. Esta aqui, estrelada pelo atlético e carismático Gene Kelly, é o filme de aventura perfeito: divertido, com belas cenas de ação (mérito de Kelly, sem sombra de dúvida) e uma estória envolvente e bem adaptada.

A escolha de elenco ajudou muito, com Gene Kelly perfeito como D'Artagan , Van Heflin como o profundo e galante Athos, Lana Turner como a traiçoeira Lady de Winter e, é claro, o grande Vincent Price como o surpreendente cardeal Richelieu. Price e Heflin dominam o filme quando aparecem; o primeiro com seu tom astuto e traiçoeiro; Heflin dá um show como o mais interessante dos mosqueteiros – um homem profundamente amargurado com seu passado.

As cenas de ação são belamente coreografadas; os duelos de espada são extremamente elegantes. Apesar de ter achado a obra um pouco longa (125 minutos), Os Três Mosqueteiros é um divertido exemplar de aventura que me divertiu muito durante sua projeção. Uma prova definitiva de que bons atores valem muito mais do que robôs gigantes ou explosões mirabolantes para se fazer entretenimento dos bons.

Um comentário:

  1. Gostei demais do elenco deste filme, são atores que sempre estão entre minhas prioridades - Lana Turner pintando de Lady de Winter deve ser o máximo! E disseste tudo, meu caro. Hoje o cinema abriu espaço demais pra explosões, barulhos e correria - sem dar-se conta de que boas atuações e um roteiro digno elevam o nível de tudo.

    ResponderExcluir