segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Chico Xavier (2010)



Bela cinebiografia do médium mais famoso do Brasil, Chico Xavier. Ao contrário de Nosso Lar, outra obra espírita lançada em nossos cinemas ano passado (você pode ler a crítica aqui), Chico Xavier não possui o tom didático de Nosso Lar. Eis aí o grande mérito do filme de Daniel Filho: humanizar seu personagem principal e permitir que o público simpatize com o personagem e até se identifique com o mesmo, sem propagandear crenças e doutrinas espirituais.

Trata-se de um filme de narrativa elegante, com saltos do passado para o presente bastante coerentes. Acompanhamos a vida de Chico, enquanto ele é entrevistado num programa de Tv, e o drama de um casal que perdeu seu filho recentemente; a mãe busca respostas no espiritismo e o pai é descrente e amargurado. Perto de seu epílogo, as tramas se entrelaçam, revelando uma coexão do médium com o casal para a comunicação com o filho morto.

Superior a MUITOS outros filmes nacionais lançados durante o ano passado, Chico Xavier reúne um belo trabalho de direção, roteiro, montagem e edição, sustentado pela ótima performance de Nelson Xavier. Trata-se de uma feliz experiência cinematográfica brasileira, com seus defeitos e acertos (por exemplo, achei o som do filme, particularmente durante a infância de Chico, muito ruim). Mas, somando-se todos estes aspectos, tem-se, de fato, um ótimo filme nacional.

2 comentários:

  1. Não é preciso ser espírita para apreciar este filme....quase auto-biográfico...
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma bela surpresa este filme Caesar. Valeu pelo comentário

    ResponderExcluir