quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Origem (Inception, 2010)


Não me recordo o autor, mas existe um aforismo que resume muito bem o que Christopher Nolan fez em seu último filme: "A única forma de se conhecer um limite é ultrapassando-o". Nolan fez isto sobre todos os prismas possíveis numa obra cinematográfica: desde os pôsteres da campanha publicitária até a trilha sonora – Nolan implodiu a nossa limitada visão de filme inteligente com esta verdadeira maravilha. Não sei se revolucionário é uma palavra muito forte para o filme, mas inesquecível encaixa-se com precisão.

Seria muita ousadia da minha parte tentar esboçar uma sinopse digna para a obra. Basta sabermos que o filme mexe com o universo dos sonhos, todas as suas nuances e possibilidades. Consegue ser uma obra onírica (especialmente em seu visual, absolutamente inovador) e racional (com seu roteiro simplesmente perfeito), sé que isto é possível.

A escolha do elenco foi inspirada: desde novos talentos como Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page que se destacam perto de excelentes atores já consagrados como Michael Caine, Cillian Murphy, Ken Watanabe,Pete Postlethwaite, Marion Cotillard e Leonardo DiCaprio, todos excelentes. Não houve uma seleção de elenco tão inspirada quanto esta no ano passado.

E o mais interessante é que A Origem é um filme inteligente, elaborado e divertido. Trata-se do entretenimento perfeito e, porque não, o filme perfeito.

3 comentários:

  1. Olha, Inception é realmente um filme marcante. Tem um roteiro inteligente, uma direção firme, atuações convincentes, montagem ESPETACULAR... Acho, porém, que tem sido idolatrado sem muita razão - é um excelente filme, sim, mas não chega a ser o melhor do ano (como extensa maioria dos amigos cinéfilos o classifica).
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Weiner,acho que a reação sobre A Origem é compreensível, pois trata-se de um filme muito original, algo que não víamos de Hollywood há algum tempo!! Apesar de não vistos muitos filmes de 2010, arrisco dizer que nenhum conseguirá impressionar tanto quanto A Origem!!

    Muito obrigado pelo comentário Weiner e continue visitando o Midnight Drive-In!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo comentário Antônio e continue visitando o Midnight Drive-In! Seja bem vindo sempre!

    ResponderExcluir