sábado, 8 de janeiro de 2011

Nacho Libre (2006)


Olhem as postagens abaixo: vocês perceberão que eu comentei sobre 3 comédias; para os que tiveram paciência de ler todas as resenhas, é possível que tenham notado um aumento gradativo dos elogios a cada filme. Bem, seguindo esta gradação, ficou muito adequado eu deixar minha opinião sobre Nacho Libre por último. Afinal, trata-se de uma das comédias mais legais que eu já assisti.

Apesar de não ser uma das obras mais conhecidas do comediante Jack Black, arrisco dizer que é seu melhor trabalho como comediante. Aqui, ele interpreta um monge chamado Nacho, que trabalha na cozinha de um mosteiro, cozinhando para os outros monges e para as crianças órfãs que vivem com os religiosos. Apesar de adorar as crianças, Nacho não está feliz com sua vida, pois ele tem uma grande paixão secreta e proibida por sua religião: a lucha libre.

Com a chegada da irmã Encarnación (Ana de la Reguera) ao mosteiro, Nacho resolve perseguir seu sonho; com a ajuda do "atlético" Esqueleto (Héctor Jiménez), ambos começam a lutar nos ringues de sua cidade. Mas precisará mais do que a vontade de Nacho para que eles não tomem uma surra a cada luta. Entretanto, mesmo perdendo, os dois ganham um bom dinheiro, o que os motiva a continuarem a ir aos ringues.

Jack Black está hilariante como Nacho, desde seu sotaque estranho até as cenas de luta, bem coreografadas e engraçadas. Jiménez também está engraçado como o afetado Esqueleto. A interpretação dos dois é decisiva para toda graça do filme. Entretanto, não há como não comentar a excelente direção de Jared Hess, também responsável pelo ótimo roteiro. Hess capturou aquele clima meio brega do México, misturado com o clássico Marcelino Pão e Vinho, de uma maneira muito bacana e atraente, dando um visual único para o filme.
Uma das coisas mais interessantes envolvendo a estória do filme é que o personagem de Black é baseado num padre mexicano conhecido como Fray Tormenta, que vestiu uma máscara de "luchador" para sustentar o orfanato que cuidava. Ele lutou durante 23 anos e, atualmente, se aposentou dos ringues e,apenas reza suas missas.
Nacho Libre é um filme extremamente engraçado e agradável. Trata-se, sem nenhum exagero, de uma das melhores comédias da década passada. Uma comédia de visual incomum e acima da média.

4 comentários:

  1. Nacho Libre é uma excelente maneira de passar o tempo: há um ator muito enngraçado, um roteiro ágil e com boas tiradas, enfim, um longa que fica marcado pela facilidade em provocar risos.
    Conheci seu blog através da SBBC, do qual também sou membro, e será um grande prazer tê-lo como amigo! Vou adicionar seu site no meu blogroll.

    Weiner
    www.obradoretumbante.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Weiner, eu adorei este Nacho Libre. E risos, como vc mencionou, são facilmente provocados pela obra.

    Muito obrigado pela visita e continue visitando o Midnight Drive-In!

    ResponderExcluir
  3. Nacho Libre é, sem dúvida, um dos melhores filmes que ele estrelou Jack Black, o meu favorito filmes de comédia ator. Agora veréparticipar na série Brink, eu espero que eu gosto o papel que ele faz neste um.

    ResponderExcluir
  4. Paola, talvez este seja o meu filme favorito do Jack Black. Como sou amante do wrestling/telecatch/lucha libre, não tinha como não gostar deste aqui.

    ResponderExcluir