sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Der Samurai (2014)


 Vamos começar o ano de 2016 com dois pés no peito dos estimados leitores: finalmente conferi o tão prestigiado filme terror/humor negro/drama psicológico/filme de arte DER SAMURAI que agradou muita gente e eu acabo de me incluir nessa lista. 

O jovem policial Jacob (Michel Diercks) atua num vilarejo alemão, sem emoção alguma. Talvez por isso ele tenha interesse por um lobo que ronda a região, incomodando alguns moradores. Nesse vilarejo, todos se conhecem, toda informação é compartilhada e rivalidades da época da infância parecem se manter até a idade adulta. 


Numa noite e dentro de circunstâncias que não mencionarei aqui, Jacob encontra um exótico personagem: um homem com vestido branco campestre e uma katana (Pit Bukowski). E nesta noite, numa jornada de auto-descobrimento e situações inexplicáveis, o policial vai acompanhar a trilha de destruição deixada por esse "samurai urbano travesti".

Esse trabalho de estreia do Till Kleinert é um verdadeiro tour de force numa trama impressionante e mais profunda do que podemos pensar à primeira vista. O roteiro nos fornece esses dois personagens absolutamente fascinantes: enquanto o policial é transparente em sua psiquê, mas profundo (por exemplo, a admiração que sente pelo seu antagonista, nos levando até a acreditar que o personagem possa se sentir atraído sexualmente pelo algoz); já o samurai é uma personagem mítica, envolvente, atraente e misteriosa, um verdadeiro enigma que não é completamente respondido durante a projeção (então, que os sedentos por respostas já fiquem sabendo que o filme não responderá todas suas interrogações).


DER SAMURAI é um filme de arte - extremamente visual, com algumas cenas realmente lindas e impressionantes, especialmente quando o diretor usa recursos de iluminação como lanternas e a luz de fogueiras, dando ao filme um tom escuro e ainda mais soturno. O forte aqui não é bem a trama, mas as análises que fazemos em torno dos personagens e a beleza plástica da obra. 

Em curtos 79 minutos, Kleinert compôs um exemplar marcante do que alguns consideram o Renascimento do Cinema de Horror Alemão. Não acompanho com profundidade para fazer coro a essa afirmação, mas posso concluir que DER SAMURAI é um dos melhores, senão o melhor exemplar dos últimos dez anos do cinema de arte/terror europeu e um ótimo ponto de partida para quem quiser conhecer e se aventurar no cinema extremo mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário