sábado, 9 de março de 2013

ESPECIAL SXSW 2013 – AS ESCOLHAS DO “EDITOR”



Um dos festivais anuais mais bacanas do planeta começou ontem (8 de março de 2013) – o South by Southwest (SXSW), em Austin, Texas. Trata-se de um evento colossal, com muita música, informação, tecnologia e cinema, durante pouco mais de uma semana. Como eu ainda não estou cobrindo o festival lá dos EUA (não custa nada sonhar, de vez em quando), seleciono aqui os títulos que mais me chamaram a atenção no “lineup” de 2013 – que é enorme, como você pode dar uma olhada aqui. 

Com toda a correria de fim do semestre, não consegui me informar totalmente sobre todos os títulos, por isso essa lista não é definitiva. Assim, esse é um apanhado dos filmes que estarão no meu radar deste ano. Sintam-se livres para comentar sobre títulos que eu tenha esquecido. Vamos às obras:

 Evil Dead
Já escrevi sobre este aqui há alguns meses atrás. O trailer excepcional e as boas resenhas sobre a première me fazem acreditar que este será um dos grandes filmes de horror deste ano.

Spring Breakers
 Realmente, tenho dúvidas enormes sobre a qualidade deste filme, mas a garantia do belo elenco feminino usando biquíni durante a projeção e James Franco como o bandidão da obra captaram minha curiosidade.

Milius
 Documentário sobre o grande John Milius, o homem que dirigiu Conan – O Bárbaro e escreveu Dirty Harry. Só o comentário de Sam Elliott no trailer (“He doesn't write for pussies”), já indica que este filme foi feito por gente que conhece, respeita e admira o trabalho do cara.


V/H/S/2
Ainda nem assisti ao primeiro filme, mas a continuação já está na minha mira. Trata-se de uma coletânea de filmes de horror, envolvendo umas fitas de vídeo – não procurei muita informação porque acho que esse filme é um daqueles que quanto menos se sabe, melhor. Saquem o trailer abaixo:


Rewind This!
Um documentário apaixonante sobre a saudosa época das fitas de vídeo – o VHS – e seu impacto imenso sobre o mundo do cinema. Produção de Panos Cosmatos e depoimentos de gente como Lloyd Kaufman, Kazuo Kato e Charles Band, além de inúmeras cenas de filmes que simbolizam essa era. Tem o potencial de ser o filme mais emocionante do festival, sem dúvida.


Holy Ghost People
Estava demorando um filme que se passasse no famigerado culto dos manipuladores de cobra, surgido no interior dos EUA. A ambientação interessantíssima, o tema de manipulação religiosa e o eletrizante trailer dão uma bela prévia do que poderemos assistir.


 I Am Divine 
A história do transformista Divine, musa dos filmes do lendário diretor John Waters e um dos símbolos do cinema exploitaion. Para qualquer pessoa que admira os filmes desse incrível “movimento”, I Am Divine parece ser obrigatório.


Existe ainda uma quantidade enorme de filmes interessantes, porém esse é o meu guia rápido dos filmes que estarão em minha órbita neste ano. Quem sabe, daqui há alguns anos, eu faça uma cobertura real desse excitante festival, vendo esses filmes em suas estreias.

2 comentários:

  1. gostei do sxsw da tecnologia. me deixou ainda mais curioso com evil dead. sobre a cobertura, logo mais será um live streaming presencial.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, os festivais de cinema online ainda são uma raridade, especialmente os disponíveis para os brasileiros acompanhare... seria interessante o SXSW atentar para isso nos próximos anos do festival, disponibilizando pelo menos parte de seu line-up fílmico ao públivo.

    ResponderExcluir