domingo, 8 de julho de 2012

The Liquidator (Likvidator, 2011)



Que tal um clone cazaque dos filmes do agente Jason Bourne? The Liquidator é um filminho de ação/espionagem razoavelmente interessante, sobre o assassinato de um jornalista chamado Marat (numa bacana referência ao dono de jornal morto durante a Revolução Francesa) e a vingança do irmão dele sobre os bandidos que ordenaram a morte.

A trama é a típica de um filme de vingança, com os todos os clichês possíveis e uma tentativa de surpreender o público no final da obra, que me pareceu coisa de roteirista bem amador. Sem falar no acréscimo de personagens e conflitos que são sumariamente ignorados ao longo da fita. 

 Os atores são bons, especialmente o irmão vingativo, que sabe fazer umas caras bem “badass” e o policial que fica em sua cola durante toda projeção. Há também a presença do brucutu inglês Vinnie Jones, que não fala nada no filme inteiro e só aparece lá pelos 40 minutos de filme. O cara só aparece em umas 4 cenas, dando a impressão de que tinha um contrato de um dia apenas, tamanha a rapidez de sua “atuação”.


O filme não inova em absolutamente nada. Além do idioma russo e as feições características do pessoal da terra do Borat, a obra é um mais do mesmo dos filmes modernos de espionagem. Eu, pessoalmente, não tenho nada contra esse estilão de filmar, mas fica cansativo ver tantas obras que copiam esses maneirismos. Falta de criatividade aos borbotões.
  
The Liquidator tem essas falhas, mas eu não deixaria de indicá-lo para os cinéfilos mais complacentes com ruindades cinematográficas. A obra conseguiu manter meu interesse boa parte do tempo e não é todo o dia que eu vejo um filme do Cazaquistão. Se você estiver no espírito para um filminho meio bobo, que tenta ser sério, falado num idioma diferente do inglês e com uma trama bem manjada, esse é o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário