terça-feira, 3 de julho de 2012

Alien vs Ninja (2010)



Imaginem um filme japonês com a estória do clássico Predador (um grupo de soldados fica preso numa floresta com uma criatura monstruosa caçando-os); troque, agora, os soldados americanos por ninjas e a criatura homônima de 1987 por um monstro bem parecido com o Alien de Ridley Scott; adicione lutas e as loucuras típicas do cinema japonês.

Pareceu-lhe estranho? Essa maluquice existe e atende pelo nome de Alien vs Ninja, produção da Sushi Typhoon, uma produtora japonesa especializada em filmes trashs e cinema alternativo, cujo catálogo inclui Mutant Girls Squad, Cold Fish e algumas outras pérolas (veja o site da produtora aqui).


Voltando para o filme desta postagem, fica claro que uma obra dessas está no mercado para divertir o seu público alvo. E, claro, embarcar na onda dos filmes de duelos (iniciada com o fraco Alien vs Predador) que esteve em moda durante um tempinho e só continua viva por causa do canal Syfy, que entrega pelo menos uma obra de dois monstros poderosos se enfrentando todo ano, tipo o horroroso Mega Shark vs Giant Octopus e o péssimo Boa vs Python (cujas as resenhas você pode ler clicando em seus respectivos nomes).

Ao contrário dos filmes anteriores citados, Alien vs Ninja é muito divertido, desde o seu início. E o melhor é que a obra não nega sua intensão; assim, o duelo entre Aliens e Ninjas (sim, é no plural mesmo!) ocorre em boa quantidade ao longo da projeção, não cansando o público diante da tosqueira não disfarçada da produção.

Não pense que as cenas dos duelos são ruins, porque não são. Apesar de utilizar a montagem recortada em alguns momentos, o filme conta com boas coreografias, especialmente de lutas de espadas. E o roteiro é inteligente ao colocar um belo duelo de espadas entre humanos lá pelo final da fita, com uma explicação razoavelmente plausível. É muito mais interessante você assistir dois atores habilidosos trocando golpes em movimentos incríveis do que um ator fugindo do alien o tempo inteiro.
 

O filme também não decepciona com seus péssimos efeitos especiais, cenas nojentas (cinema japonês, meu povo) e situações risíveis em geral. Obviamente que o filme erra a mão em alguns pontos, especialmente um personagem covardão que tenta ser alívio cômico, mas falha miseravelmente. Aliás, quando o filme tenta ser engraçado não há efeito algum. O humor involuntário é o que comanda.

Outra negativa é seu final, absolutamente desnecessário e que parece empurrar para uma futura continuação, sem nenhum sentido. Quase colocou a perder toda a babaquice (no bom sentido) anterior da obra. Até uma produtora como a alternativa Sushi Typhoon é regida pelos “princípios mercantis” de Hollywood?


Filmes ruins precisam ser incutidos da mentalidade de que diante de uma obra visivelmente péssima devem-se abraçar seus próprios defeitos para superá-los de maneira decente. É como quando você deixa cair os pratos de sua casa e começa a rir de si mesmo, junto de sua família: o humor pode atenuar uma cagada.

E, por isso, Alien vs Ninja se mostrou como um filme divertido e quase bom (com todo o respeito). Ao contrário de seus primos ocidentais, essa produção japonesa entendeu muito bem que um filme onde monstros (cujo visual lembra a mistura de um golfinho com os aliens incubadores de 1979) enfrentam ninjas superpoderosos não deve ser, sob nenhuma instância, levados a sério. Essas obras estão aqui para divertir e essa em questão fez isso muito bem. Não tem mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário