domingo, 6 de maio de 2012

Louca Escapada (The Sugarland Express, 1974)



O primeiro filme para os cinemas do superpremiado e aclamado Steven Spielberg foi este “car chase movie”, estranho para quem está acostumado a uma faceta mais família do diretor. Baseado numa história real, retirada de um recorte de jornal  feito por Spielberg, o filme acompanha uma mulher (Goldie Hawn) que ajuda seu marido (William Atherthon) a fugir da prisão, para que ambos recuperem a guarda de seu filho. Para isso, eles sequestram um carro policial com um patrulheiro como refém (Michael  Sacks) e  partem, com vários policias perseguindo-os, até Sugarland, a cidade onde a criança se encontra.

Típico filme da década de 70, Spielberg foca a histeria que esse casal provoca sobre a população, efeito bem parecido provocado pelo personagem de Al Pacino, em Um Dia de Cão.  Aliás, Louca Escapada lembrou-me muito o filme citado, pois os momentos de tensão são reservados para as negociações entre o casal e o xerife interpretado por Ben Johnson.

 Óbvio que sendo um car chase movie, teremos belas cenas de perseguição. Tudo realista e sem frescuras, com direito a capotagens, pneus furados com tiros, dublês malucos e uma boa trilha sonora de John Willians – marcando a primeira parceria entre o direto e o compositor. O final pessimista ajuda também, pois não há como um filme com esse enredo terminar de maneira feliz, ainda mais se baseando em fatos reais.



Interessante notar também como as autoridades (nesse caso, os policiais) são mostrados como verdadeiros patetas, atrapalhando as negociações e pondo a vida do casal e do sequestrado em constante perigo. Apenas o xerife e o patrulheiro criam alguma empatia, por se aproximarem da opinião pública, que não julga o casal como criminosos. São crianças, como o xerife afirma em certo ponto da fita.

Além de ser um dos filmes mais esquecidos da filmografia de Spielberg, ter a presença de uma Goldie Hawn bem novinha, Louca Escapada é um bom entretenimento, com uma estória envolvente. Apesar de ter um ritmo lento em algumas partes, as atuações e as cenas da perseguição sustentam o filme tranquilamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário