quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O Segredo do Céu (Night Skies, 2007)


Típica obra Sci-Fi de baixo orçamento sobre abdução alienígena, O Segredo do Céu é aquele filme desesperado em despertar um interesse em seu público, a fim de prender nossa atenção. Entretanto, à medida que todas estas tentativas vão falhando, nos damos conta que o filme é, na verdade, uma grande perda de tempo.


O diretor Roy Knyrim tenta de tudo: primeiro, afirma que o filme é baseado em fatos reais. Bem, uma parte disso é verdade, pois a estória se passa no Estado do Arizona, em 1997, durante a observação de ovnis na cidade de Phoenix – fenômeno conhecido como "As Luzes de Phoenix". No entanto, acreditar que a tal abdução ocorreu é critério e crença de cada um. Eu, por exemplo, não embarquei na ideia...


Knyrim tenta dar profundidade emocional a seus personagens, mas não adianta: tem-se mais um elenco estilo "Malhação", que mal consegue criar empatia conosco. Os clichês estão todos lá: o metido a machão, o engraçadinho, a vadia, a bonitinha com juízo... Sim, já conhecemos este esquema Knyrim!

Tem-se um trailer com um bando de jovens (cinco, para ser exato) rumando para Las Vegas. Após perder o controle da van, eles acabam chocando-se com um carro no acostamento de um veterano da Guerra do Golfo, que revela ter sido torturado na guerra (não que isto faça qualquer diferença para a obra, mas ele realmente fala isso, numa outra tentativa de dar densidade ao personagem).


A van não funciona, eles estão no meio do nada, um dos amigos se feriu gravemente com a batida – tudo já seria muito ruim, se não fosse por um pequeno detalhe: alguns ETs estão a espreita-los, e não demorará muito (teoricamente) até que todo mundo ali seja abduzido...


Até o filme chegar a tal abdução, o filme arrasta-se por longos 60 minutos de conversa fiada, pouquíssima tensão e previsibilidade absurda. Nesta parte da obra, cabe destacar os esforços de A. J. Cook e Jason Connery como a moça com juízo e o veterano de guerra, que não estão ruins em seus personagens tentando criar algum elo de relevância entre eles e a plateia. Ambos quase conseguem, mas o roteiro capenga não ajuda.


Na meia hora final, a obra para com os rodeios e mostra a tal abdução. A coisa que eu realmente achei bacana foi o resgate da figura de ET como um ser cabeçudo, com uma nave gosmenta e seus experimentos invasivos. Para quem curte Sci-Fi meio bagaceiro, o epílogo pode agradar. Mas o filme acaba inconclusivo e previsível, aborrecendo ainda mais o expectador.

Vale destacar a participação do eterno Worf, de Jornada nas Estrelas – Michael Dorn – na pele de um policial que só aparece na última cena do filme. Como o ator ficou famoso com sua maquiagem de Klingon, pode ser bem difícil reconhecê-lo.

Tem-se, afinal, mais um daqueles filmes que afundaram no pântano das boas intenções. Fica a impressão que o roteirista tinha um fiapo de estória, que o diretor tentou alongar para 90 minutos. Chato e previsível. Se você quiser ver um filme verdadeiramente legal sobre abdução assista Alien Abduction: Incident in Lake County (leia a crítica dele aqui): uma obra MUITO superior, mais assustadora, menos conhecida e ainda inédita em dvd. Pois é, vai entender essas distribuidoras...

4 comentários:

  1. Realmente, nem vi o filme mas já tenho a sensação de que é um fiapo de história. =) Mas dispõe de um visual decente, não? Aliás, estas representações de extraterrestres cabeçudos e gosmentos são as melhores, lembro que muitos me passarm medo pra valer quando era mais jovem...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Luca, sabe qe curto muito teus textos, e deixei um selo de qualidade pro seu blog, lá no meu! Quando puder, dá uma olhadinha! =) Abraço!

    ResponderExcluir
  3. O visual remete à clássica imagem de ETs cabeçudos e malvados, sem muita invenção - algo interessante, pois já foram tantos os visuais de alienígenas... mas, mesmo assim, não vale a pena assistí-lo. Eu realmente recomendo o Alien Abduction: Incident in Lake County, um filmaço assustador e que segue esta estética que você mencionou.

    E, claro, muito obrigado pelo selo, Weiner. Para blogueiros, não há nada mais bacana do que alguém que prestigia nossos textos. Muito obrigado mesmo!

    E para todos que estiverem lendo, não deixem de visitar o excelente blog O Brado Retumbante, de meu amigo Weiner!

    ResponderExcluir
  4. Recomendo o filme.
    A história está muito boa, embora seja um filme de baixo orçamento, ele está muito bom.

    ResponderExcluir