sábado, 14 de agosto de 2010

Alien Abduction: Incident in Lake County (1998)

Um filme de terror de baixo orçamento deve se superar nos mais diversos sentidos. De fato, o grande número de obstáculos que um diretor enfrenta, devido ao baixo orçamento, pode prejudicar imensamente uma obra. Entretanto, são nessas ocasiões que uma pessoa de talento se destaca, mostrando criatividade e flexibilidade diante das inúmeras dificuldades, proporcionando uma experiência muito boa para quem estiver assistindo seu filme.

Os exemplos são incontáveis, porém eu falarei aqui de um filme que REALMENTE me assustou. Uma obra original e excelente. Eu arrisco até mesmo a dizer que se trata de um dos melhores filmes de terror que eu já assisti. Refiro-me ao desconhecido Alien Abduction: Incident in Lake County – produção de orçamento baixíssimo, que compensa suas "limitações" com uma boa dose de suspense, sustos e imagens incômodas.


Como vocês devem estar percebendo, eu fiquei realmente entusiasmado com a obra. Assisti sexta-feira retrasada, no meu DVD portátil, luzes apagadas e com um bom cobertor e devo confessar: eu senti medo durante o filme.

A história é simples: durante a noite do dia de Ação de Graças, uma família americana será atacada por alienígenas hostis. A intenção dos homenzinhos verdes: abdução.

É com este fiapo de trama que o diretor Dean Alioto desenvolve seu interessante roteiro, que consegue trabalhar com várias situações já descritas de possíveis encontros com extraterrestres. Vários elementos, mencionados tanto em filmes sobre alienígenas quanto em matérias de ufólogos, são trabalhados pelo roteiro: influência em aparelhos eletrônicos, armas sonares, sangramentos nasais, possessões e muitos outros.

O roteiro de Alioto é ótimo por manter uma enorme expectativa sob a trama. O filme não dá descanso para quem o assiste; o clima é pesado e os atores passam uma sensação de medo genuíno, algo que eu nunca tinha visto em filme algum. Essa naturalidade incomoda...


Apesar de ser completamente desconhecido por aqui, o filme fez MUITO barulho no ano de seu lançamento, mais especificamente 1998, nos Estados Unidos. Como o filme foi vendido como um registro real de abdução (e a fita é extremamente convincente), muitos ufólogos acharam que o vídeo era, de fato, um material verídico.



Para completar essa brincadeira entre real/fictício, o filme é interrompido inúmeras vezes com o depoimento de diversos "especialistas" que dão sua opinião sobre o material da fita. Há também avisos durante o filme de que o mesmo pode causar efeitos negativos sobre platéias mais sensíveis. Obviamente, tudo isso amplifica a sensação de medo causada sobre o expectador.


Contudo, de todos os elementos assustadores de Alien Abduction: Incident in Lake County, o que mais me incomodou, definitivamente, foi o comportamento da menininha do filme que mais me impressionou – assista e você saberá (eu não vou estragar a surpresa)!


Eu espero que, em pouco tempo, alguma distribuidora bacana enxergue a obra e finalmente sejam feitos DVDs deste excelente filme. Assim, mais pessoas teriam contato com este excelente filme...


Um aspecto interessantíssimo, já comentado aqui no blog numa matéria que eu fiz sobre os "fakementaries" e o "cinema Youtube" (leia ela aqui) é que Alien Abduction veio antes de A Bruxa de Blair. E comparando as duas obras, perceberemos que a de Alioto é superior – em todos os aspectos. Para mim, A Bruxa de Blair só se salva por causa de seus 20 minutos finais que são bastante assustadores, além de seu final, propriamente dito, avassalador e impactante. Contudo, o epílogo de Alien Abduction é tão assustador quanto o de A Bruxa de Blair, bastante contundente e impressionante.


Filmes sobre alienígenas são comuns no mundo do cinema. Contudo, eu arrisco dizer que este aqui é o mais assustador já feito, até hoje. Você pode até não levar sustos durante a projeção, mas, meu amigo, se você assistir este filme à noite e sozinho, eu te garanto que o filme irá te assustar.

Infelizmente, o filme é difícil de achar (eu consegui uma cópia, via torrent, pelo excelente blog Besteiras e Afins). Mas, para quem é fã de um bom filme de terror, ou quem aprecia histórias bem feitas e impactantes, Alien Abduction: Incident in Lake City é uma obra obrigatória. Um dos melhores filmes que eu vi este ano.

2 comentários: