domingo, 1 de agosto de 2010

Gran Torino (2008)


Gran Torino parecia ser um ótimo filme sobre vingança; contudo, ao final da projeção, percebi que se tratava de uma obra sobre a redenção de um ser humano, de uma forma tão surpreendente que não há como não ficarmos surpreendidos ou atordoados com o que acabamos de assistir. Este filme é um verdadeiro COLOSSO!


O que você quer dizer com um colosso? Gran Torino é um filme profundamente denso, que se propõem a analisar inúmeras problemáticas da sociedade americana e da própria alma humana – a natureza das pessoas.
Clint Eastwood nos conduz por essa jornada de maneira envolvente, até o seu final cruel e avassalador. Após o epílogo, você desmorona junto com os personagens do filme.


Contudo, não pensem vocês que Gran Torino é um drama horroroso; pelo contrário, a obra funciona com um misto de vários gêneros: ação, comédia ou drama, impossível rotulá-la num contexto específico. E essa incapacidade de estabelecer um padrão de comparação para a obra só nos mostra a excelência deste trabalho genial de Eastwood.

4 comentários:

  1. Gran Torino é um dos melhores dramas dos últimos anos, uma verdadeira injustiça não ter aparecido no Oscar.
    Clint Eastwood cria uma verdadeira obra-prima dessa sua segunda fase como cineasta.
    Fantástico!!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente Felipe, eu praticamente não levo mais o Oscar a sério; são tantas as injustiças e palhaçadas cometidas pela Academia que, sinceramente, perde até a graça...

    Quanto a Gran Torino, é realmente uma obra-prima, um filmaço. Clint Eastwood não erra quase nunca.

    ResponderExcluir
  3. Eastwood se despede da função de ator em grande estilo (o que vindo dele é praticamente um clichê). Filmaço!

    Cultura na veia:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo pseudo-autor: uma grande atuação vinda de Clint Eastwood é praticamente um clichê!

    ResponderExcluir