sexta-feira, 2 de abril de 2010

De Bico Calado (Keeping Mum, 2005)


Amigos esqueçam as paródias com prazo de validade (Os Espartalhões e genéricos) e os filmes sobre adolescentes idiotas (American Pie e companhia). O melhor da comédia no mundo vem do Reino Unido, atualmente. Um humor refinado, inteligente e sagaz são os ingredientes adicionados pelos britânicos nesses filmes que fazem você rir e pensar ao mesmo tempo.


Tomemos como exemplo a comédia De Bico Calado (titulo em português horrível) do diretor Niall Johnson. Temos um elenco maravilhoso e afiado, com um roteiro inteligente e criativo, que capricha no humor e no argumento da obra. Trata-se de um divertimento muito bacana, para qualquer um que procure uma trama engraçada que não sacrifica nossos neurônios durante a projeção.


A história inicia-se com uma mulher viajando de trem com um grande baú. Após vazar sangue desse baú, a polícia é chamada e a moça é presa. Durante o interrogatório, ela revela que no baú estão seu marido e a amante deles, retalhados. Ela vai para um hospício e, muitos anos depois, ela é finalmente libertada.


Com o nome de Grace Hawkins (Maggie Smith) ela vai trabalhar como governanta na casa do vigário Walter (Rowan Atkinsom) que é casado com Gloria (Kristin Scott Thomas). Walter é um homem que só pensa em seu trabalho na igreja e se esquece de sua família. Gloria sente-se rejeitada pelo marido e possui um amante, seu professor de golfe, Lance (Patrick Swayze). Isso sem mencionar seus filhos – o mais novo apanha na escola e a filha mais velha age como uma vadia. É nesse caos que Grace irá se meter e resolver os problemas da família por métodos nada ortodoxos.

É sensacional como, por trás de todo o humor, temos uma história essencialmente dramática. Afinal, a família está desmoronando e caminha para um final bastante ruim, se não fosse a intervenção de Grace, cujas razões são explicadas perto do final da película – uma das belas surpresas do roteiro.


Maggie Smith, ganhadora de 2 Oscar, dá um show, construindo uma velhinha simpática e amalucada. Kristin Scott Thomas e Patrick Swayze estão muito engraçados, porém o destaque da obra cai sobre os ombros de Rowan Atkinsom. Longe das micagens de seu célebre personagem, Mr. Bean, aqui ele entrega uma interpretação contida e fantástica. Ao mesmo tempo em que seu personagem é engraçado, há uma carga dramática impressionante em sua performance. Notamos isso pelos olhares, postura corporal e o próprio tom de voz que ele usa para construir o contido vigário.

Aquele clima de comédia com drama, presente no humor inglês em filmes como Quatro Casamentos e Um Funeral, Ou tudo ou Nada e Simplesmente Amor se faz presente em De Bico Calado, porém é bastante sutil o conflito sentimental nesta obra. Contudo, se analisarmos a obra com profundidade, percebemos a crítica do diretor aos casais que deixam seu relacionamento esmorecer. Para essa família entrar nos eixos novamente, é necessário que uma senhora assassina dê um jeito naqueles que atrapalham a vida deles. Trata-se de um humor negro feroz que funciona muitíssimo bem num filme com um argumento tão mórbido como esse. Realmente, muito bom.

Com um roteiro muito bem escrito, situações engraçadas, trama muito bem amarrada e um final surpreendente, De Bico Calado merece ser assistido. Ótimo filme.

5 comentários:

  1. Peguei esse filme pela metade outro dia, e me pareceu bem divertido mesmo. O final é amoral!

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Cara, qualquer coisa com esse protagonista é péssimo!!!! http://diarioscinefilos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Caro Sérgio, o final desse filme é ótimo e, como você mencionou, amoral! Por essa razão que eu adorei; você não enxerga esse humor negro nas atuais comédias americanas...

    ResponderExcluir
  4. Caro Jensen apesar do poster mostrar Rowan Atkinson fazendo cara de Mr Bean, no filme ele tem uma interpretação muito diferente do que estamos acostumados a ve-lo, bastante contida. Se você não assistiu ao filme, faça-o, pois é muito legal. É provável que você se surpreenda, como ocorreu comigo.
    Valeu pelo comentário e continue visitando!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti a este filme....aproveitando a visita...só para lembrar os 20 anos da morte de Greta Garbo...talvez fosse legal alguma matéria sobre ela....FICA A SUGESTÃO..

    ResponderExcluir