domingo, 25 de abril de 2010

Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider, 2007)


Na boa, eu não entendo o porquê de boa parte dos críticos de cinema terem detonado Motoqueiro Fantasma. Lembro-me de algumas opiniões escritas na época de seu lançamento. A mais equivocada delas saiu da revista Veja e era algo mais ou menos assim: “Nicolas Cage é substituído, sem muita diferença, por uma caveira flamejante”. Sinceramente, percebam que opinião equivocada: não é novidade, para quem é cinéfilo que Cage é um aficionado por histórias em quadrinhos. Seria no mínimo discrepante esperar uma atuação ruim, por parte dele, num papel que ele há anos perseguia. Isso sem mencionar que se Motoqueiro Fantasma é um filme bacana, pelo menos 80% disso deve-se a Nicolas Cage.

Outro ponto que muitos críticos salientaram é que Motoqueiro Fantasma era um filme muito infantil, que não era fiel às raízes originais. Contudo, apesar do filme não ser pesado e nem um pouco forte, não podemos desmerecer a obra. Afinal de contas, Motoqueiro Fantasma é um belo entretenimento para quem está procurando um filme divertido sem muitas novidades.

A história acompanha Johnny Blaze, que é enganado pelo diabo (
Peter Fonda) e acaba preso numa maldição – a de se transforma numa caveira flamejante que persegue quem o diabo manda. Ele vive tentando entender essa maldição até o momento em que ele finalmente acaba usando-a – quando o filho de Mephisto (Wes Bentley) vem para a Terra para se apoderar de um contrato feito entre uma cidade e Mephisto.

É verdade que o roteiro do filme peca pela falta de originalidade e alguns muitos clichês. Entretanto, isso não compromete o divertimento, ainda mais quando temos um elenco tão bacana como o próprio Cage, Peter Fonda e o sensacional
Sam Elliott. Muito bacana também são os efeitos especiais e sonoros do filme, bastante divertidos e convincentes.


Se um dos objetivos do cinema é criar entretenimento descompromissado que sirva, em certos casos, apenas como diversão, então Motoqueiro Fantasma cumpre seu papel perfeitamente. Se é isso que você procura, então você deve assistí-lo.

Um comentário:

  1. Este filme é ótimo...além do mais, é sempre um grande prazer ver atores como o Peter Fonda e Nicholas cage....

    ResponderExcluir