domingo, 7 de julho de 2019

Fantasia Film Festival 2019 - As Escolhas do Editor


O festival mais esperado do ano por mim - o Fantasia Film Festival ocorrerá entre os dias 11 de julho e 1 de agosto e promete ser uma edição incrível. Ted Kotcheff, diretor do essencial Rambo - Programado para Matar será um dos grandes homenageados do ano. O produtor Edward R Pressman também será homenageado - o cara já trabalhou com gente do calibre de Brian De Palma, Sam Raimi, Terrence Mallick, Sylvester Stallone, John Milius, John Frankenheimer, Abel Ferrara, Alex Proyas dentre muitos outros grandes nomes. 

Além disso, a seleção cinematográfica sempre reserva uma ampla variedade de muitos filmes incríveis e interessantes. Saibam que a lista é maravilhosa e tem muita coisa que ficou de fora da nossa modesta seleção de 6 títulos muito esperados por mim. Definitivamente, participarei um dia desse festival; por enquanto, vou caçando os filmes deste maravilhoso catálogo e, aos poucos, vamos conversando sobre eles aqui, "falou"! 

The Lodge (2018)
As mentes perturbadas responsáveis pelo hit Goodnight Mommy, de 2014, retornam com mais uma história de isolamento e maldade - desta vez uma futura madrasta e duas crianças ficam presas numa choupana durante um feriado invernal e um bando de coisas sombrias começam a acontecer. O trailer é de trincar os dentes e o filme parece ter alguns elementos em sua trama de seitas macabras (aparentemente a inspiração é o famigerado grupo "Heavens Gate", responsável pelo suicídio coletivo de 39 pessoas). Aliás, parece que muitos filmes de terror deste ano estão bebendo nesta fonte de cultos e seitas malditas (vide o "hypado" Midssomar). Vamos aguardar, certamente teremos revisão dele aqui no blog

Lake Michigan Monster (2018)
Uma das coisas mais legais do mundo do cinema é a maneira como uma história é contada - desde aspectos técnicos como fotografia, montagem, trilha sonora, dentre outros, mas também a própria filmagem de cenas com potencial de ficarem cravadas na memória do público. Lake Michigan Monster homenageia os saudosos filmes B de monstros dos anos 50 e, de quebra, parece fornecer lindas imagens surreais que algumas obras, atualmente, insistem em esquecer. Parece ser uma incrível experiencia numa bela sala de cinema.


Dare To Stop Us (2018)
O espetacular trailer deste filme nos situa no Japão, Primavera de 1969: o cineasta Nagisa Oshima é um dos expoentes do Novo Cinema Japonês. Uma jovem busca emprego nos estúdios da Wakamatsu Produções, se deparando com um grupo de cineastas transgressores que realizariam alguns dos mais transgressores filmes pinkus (subgênero do cinema erótico) de todos os tempos. Uma homenagem/biografia de um período muito específico e especial do glorioso cinema do Japão e um deleite aos fãs de cinema, especialmente os que se interessam pelo lado mais alternativo da sétima arte.

Sadako (2019)
Meus amigos, eu achei o trailer deste filme apavorante. É perceptível a tentativa de renovar a franquia com elementos da atualidade, como as redes sociais/internet. Hideo Nakata retorna à direção e o autor original, Koji Suzuki, deu sua benção a esta continuação. Não deixa de ser engraçado que a franquia O Chamado, como todo bom filme de terror de sucesso, rendeu uma penca de continuações, reboots e prequels. Pelo trailer de divulgação, talvez eles tenham acertado a mão. Atenção a angustiante trilha sonora.

The Miracle Of The Sargasso Sea (2019)
Tem alguns críticos referindo uma "New Weird Greek Wave" (Nova Onda de Cinema Excêntrico Grego - livre tradução), capitaneada pelo Yorgos Lanthimos, cujas indicações ao Oscar certamente deram força a este suposto novo movimento. São detalhes que apenas situam uma produção bastante incomum da Grécia ser selecionada para o festival deste ano, uma história de um crime numa cidade pequena localizada perto do tal Mar Sargasso, um local meio misterioso, a la Triângulo das Bermudas. É intrigante e tem elementos interessantes demais para ser ignorado.

Alien Crystal Palace (2018)
Todo festival que se preze tem de ter bizarrices, senhores. Experimentos cinematográficos, obras surrealistas, narrativas exóticas, filmes grosseiros ou alguma esquisitice que nós, cinéfilos, adoramos assistir de vez em quando. Esse filme frances é um musical, segundo informações divulgadas, de um cientista maluco tentando criar um "andrógino perfeito". O trailer não revela muita coisa além de uma inspirada fotografia e alguns nomes interessantes no elenco, incluindo a participação do estilista Christian Loubotin. Vai ser um daqueles filmes difíceis de se achar para assistir, fora do circuito de festivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário