terça-feira, 8 de setembro de 2015

It Follows (2015)



Existem tantas coisas positivas pra se dizer a respeito de IT FOLLOWS (cujo título em português ficou bisonho demais para eu escrever aqui) e, ainda sim, não sou capaz de venerar a obra. E não sei se foi uma questão de expectativas alta demais - apesar de após visualizar o trailer, a primeira vez, minha cabeça ter explodido

IT FOLLOWS é um filme muito, mas muito estiloso. Desde sua sinopse matadora, a ameaça do filme que realmente incomoda durante a projeção, as atuações simpáticas e toda a irretocável parte técnica do filme - fotografia maravilhosa, direção segura e uma trilha sonora à la John Carpenter que persistiu em meus  ouvidos por um bom tempo. Tudo contribui para tornar esta obra num dos melhores espetáculos do gênero deste ano.

Porém, existe um aspecto do filme que me deixa desassossegado - o roteiro. Entro em terreno perigoso, mas tomarei o devido cuidado pra não soltar spoilers. Não simpatizo muito com as personagens, mas não a ponto de ficar indiferente a elas, mas de me sentir incomodado com decisões das mesmas durante a trama. E houve um momento da película em que fiquei me perguntado "Pra onde será que essa história vai terminar?". A "solução" do problema da protagonista é arranjada, de uma maneira interessante e não consigo pensar em outra forma como esse filme poderia terminar.

Essa trama "sem saída" me deixou levemente desapontado. Mas vejam bem: eu não vejo outra maneira de como eu terminaria essa história. O filme conta da melhor maneira possível o pesadelo  vivido por esses personagens. E as ações dos personagens são coerentes, mesmo que idiotas em alguns pedaços da obra.

Ainda assim, IT FOLLOWS é um grande filme e uma excelente amostra de bom cinema diretamente retirado do terror. Um filme belo, muito bem filmado, elegante e com uma aura sinistra de uma ameaça de verdade. Recomendo e respeito o trabalho, mas não consigo amá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário