domingo, 12 de abril de 2015

Wild Card (2015)



Esse filme fraco reúne alguns talentos desperdiçados, os quais vou comentar nos próximos dois parágrafos. Por enquanto, ficaremos com a sinopse: uma espécie de guarda-costas em Las Vegas (Statham) terá uma última noite na cidade após se envolver com um mafioso. Uma última noite de jogatina, altas apostas e alguma pancadaria (no total, três cenas em um filme de 92 minutos, o que já lhe dá um espaço para refletir sobre os problemas na película).

O primeiro desperdício é do brucutu inglês Jason Statham. Na minha opinião, Statham é O cara dos filmes de ação da atualidade. É carismático, luta pra caceta e tem muita presença em cena (parece que ele está puto o tempo inteiro). Contudo, em WILD CARD, o personagem do cara é um verdadeiro idiota, sem objetivo ou propósito algum. Em nenhum momento temos aquela ironia que o britânico costuma estampar, muito menos a periculosidade nítida de quando ele está prestes a surrar alguém. E as pouquíssimas cenas de luta são bem razoáveis, mas são poucas e a última luta é um pouco decepcionante pelo uso de umas facas, quando eu mais queria ver o Statham distribuindo uns murros. No final das contas, a culpa nem é do ator, mas da fraca construção de personagem proporcionada pelo roteiro óbvio e desestimulante para nossa inteligência.

E o que dizer do diretor Simon West? Responsável por um dos filmes de ação mais legais dos anos 90 (CON AIR), sua carreira oscilou bastante entre filmes esquecíveis e tosqueiras inaceitáveis. A direção dele neste aqui é praticamente ausente, parecendo um telefilme sem qualquer estilo. A favor dele, ficam as já citadas cenas de luta, que são bem filmadas com uma câmera lenta bacana e sem aquela edição picotada insuportável que eu não aguento. 

Pra aqueles que forem fãs de Statham, sugiro fortemente que se faça o seguinte: assista ao filme adiantando até as cenas de luta. Será uma espécie de curta-metragem de ação estimulante, ao contrário deste longa metragem esquisito, modorrento e decepcionante. 

3 comentários:

  1. Não consigo me animar com filmes de ação. :T
    Mas já sei que não vou começar por esse haha

    ResponderExcluir
  2. O engraçado é que isso é tão real - o fato de não me animar com filmes que ação - que, em um outro post, escrevi quase o mesmo comentário. hahaha

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mas certamente existem filmes de ação que poderão te excitar. Já tentou filmes de outros países, como França, China ou Indonésia? Tem uma penca de títulos bem legais e inteligentes destes e outros países, além de alguns exemplares realmente bons de Hollywood.

    Mas, como você mesma observou, não será nem este e nem o Busca Implacável 3 que irá mudar seu conceito sobre filmes de ação. Os dois são uma bela porcaria.

    ResponderExcluir