terça-feira, 3 de março de 2015

Midnight Express #002 - De gângsteres até mutantes

Mais uma edição daquelas resenhas bem curtinhas e quentinhas; nesta edição, publico alguns textos mais antigos, de um caderninho de críticas que eu mantinha... Uma seleção sem nenhuma lógica ou ponto comum, a não ser a brevidade dos textos.

GET LUCKY (2013)
Fãs dos filmes ingleses de gângsteres com este pequeno exemplar, absolutamente trivial e ainda surpreendente. Segue-se a cartilha do roteiro esperto, com a trama girando em torno de uma gama de personagens – quase como arquétipos já familiares a este verdadeiro subgênero dos filmes de ação.


Apesar desse padrão, que alguns consideram como aborrecidamente repetitivo, sou fã de carteirinha desses tipos de filme e procuro assisti-los. No caso de GET LUCKY, temos a típica aventura de um grupo de amigos ladrões que roubam o cara errado, estando todos relacionados por uma verdadeira armadilha do destino.

A maneira como tais personagens se conectam é bacana, mas as “surpresas” que o roteiro reserva são previsíveis – nada que irrite, pois as boas atuações e o ritmo ágil seguram bem a película. Alguns momentos em que o roteiro tenta justificar ações de certos personagens (como o irmão do protagonista) são forçadas, mas a diversão permanece.

A GLIMPSE INSIDE THE MIND OF CHARLES SWAN III (2012)
A típica comediazinha maluca de festivais, cheia de psicodelia e amor pra dar. O Bacana nessa “mesmice” são as atuações – atores conscientes da doideira em que estavam metidos, interpretando de maneira exagerada e, por isso mesmo, na medida certa. Quem tiver paciência, vai encarar um romance regado à acid trip – nem que seja pra conferir e se embasbacar com uma curiosa versão de “Águas de Março” cantada pelo eterno cafajeste Charlie Sheen. Vale uma espiada.






WOLVERINE - IMORTAL (2013)
Tinha tudo pra dar certo, mas o resultado ainda é meia boca. Desde um diretor eficiente, um ator protagonista muito confortável em seu papel, uma das tramas clássicas dos quadrinhos, maravilhosas locações providenciadas pelo Japão, os diálogos em japonês – nada disso consegue salvar o medíocre roteiro (que destruiu um personagem que estimo muito, O Samurai de Prata)... 

Alguns entusiastas chegaram a enaltecer essa adaptação, mas essa continuação fica no mesmo nível de ruindade do primeiro filme, que ainda mantém o título de pior filme assistido dentro de uma sala de cinema, por mim... Já está na hora de ter um reboot digno.



X-MEN - DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO (2014)
Fica também a crítica para o último filme dos mutantes, que saiu bem prejudicado em minhas avaliações pela monstruosa expectativa que criei em torno dos trailers e tudo mais. O paralelo com a primeira triologia me desagradou muito, dando a este filme um tom de continuação atrasada. Lógico que juntar os intérpretes do professor Xavier e de Magneto (os atores veteranos e os novatos) foi uma maravilha. E a cena do mutante Mercúrio dificilmente sairá da minha memória. Ainda assim, falta o charme do filme anterior e o maravilhoso contexto histórico subvertido. Me diverti, mas fiquei levemente decepcionado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário