quarta-feira, 7 de março de 2012

Rajada de Fogo (Rapid Fire, 1992)

Bate um saudosismo danado após assistirmos Rajada de Fogo - pensar nas grandes possibilidades de Brandon Lee que, sem dúvida, se tornaria num dos grandes astros de filmes de ação, não fosse sua morte precoce durante as filmagens de O Corvo. Sorte, porém, que suas poucas atuações permanecem imortalizadas nos filmes em que ele atuou.

Deixando esta conversa triste de lado, Rajada de Fogo é um baita filme de ação, típico dos anos 80 e 90 com uma trama simples e muita cena de porrada, tiroteio e tudo de bom que este gênero pode proporcionar! E claro, todos esses elementos são bem filmados pelo diretor Dwight H. Little, que já dirigiu bons filmes (Crime na Casa Branca, Marcado para a Morte) e maus filmes (Tekken). Em Rajada de Fogo, ele faz um trabalho regular, superior é claro aos "videoclipeiros" da atualidade.


O jovem Jake Lo (Brandon Lee) acaba testemunhando um assassinato cometido por um mafioso há muito procurado pelo FBI – Antonio Serrano (Nick Mancuso). Como a promotoria busca um crime sólido para prender este mafioso, Jake se tornará a testemunha chave para esse caso e, é claro que sua vida estará em risco, pois o mafioso põe sua cabeça a prêmio.



A situação em si já é bastante complicada para Jake, mas as coisas pioram. Afinal, os "federais" envolvidos no caso são corruptos e Jake terá de confiar num policial de Chicago (Powers Boothe) que precisa de Jake para descobrir sobre um carregamento de drogas de um bandido chinês aliado ao Antonio Serrano (Tzi Ma). Jake terá de lidar com toda essa rede criminosa além de superar o trauma da morte de seu pai durante uma manifestação na China.

Pode parecer confuso, mas o filme flui que é uma beleza. O roteiro tem uma ou outra falha, mas nada que comprometa a diversão da fita. Afinal, Brandon Lee era um cara extremamente carismático e talentoso nas artes marciais, desempenhando boas cenas de luta e permitindo que o público se afeiçoe a seu personagem, um tipo rebelde cativante.



Nick Mancuso e Powers Boothe estão ótimos em seus papeis. São dois atores não muito conhecidos do grande público que desempenham nesta obra em questão um bom suporte para o astro Lee. Tzi Ma, que após essa fita ficou relegado a papeis secundários, também está muito bem como o mafioso chinês. Na sessão piscou perdeu, atentem para o professor de artes do personagem de Lee, no início do filme: é Richard Schiff, o Toby da premiada série The West Wing.

Rajada de Fogo é afinal aquele divertido filme de ação do fim de sábado, com suas lutas vibrantes e trama passageira. Tem algumas doses de erros, mas é incrivelmente superior a muita tralha lançada nos cinemas. Para os fãs do gênero, não tem erro: pode assistir que você vai gostar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário