domingo, 12 de fevereiro de 2012

Operação Kickbox (Best of the Best, 1989)

Um torneio de artes marciais entre EUA e Coreia; a equipe da Coreia é letal, disciplinada, bem treinada e, sem exageros, perfeita. Já a equipe norte-americana é cheia de complicações, desconcentrada, desunida, cheia de dramas particulares. Seria possível esta equipe se superar e vencer a imbatível Coreia?

É claro que a resposta da pergunta central do filme Operação Kickbox é elucidada no final do filme. Diga-se de passagem, um belo filme. Porque, mesmo com a sua enorme carga de clichês, o filme concentra suas forças na atuação de Eric Roberts, que entrega uma bela performance como um dos lutadores da equipe americana. Sua luta no campeonato é uma das mais emocionantes que eu já assisti em filmes. E a luta final, entre Phillip Rhee e seu arquirrival (interpretado pelo irmão de Rhee, na vida real) é fantástica e bem filmada.


Temos a presença de James Earl Jones como o treinador da equipa e o falecido Chris Penn como o chato lutador americano Travis, cheio de preconceitos. Mas o ator é tão carismático que, eventualmente, torcemos por ele.

Com um final que, para mim, soa bastante ingênuo, sem perder toda sua força e emoção, Operação Kickbox (que título horrível, ainda mais vendo a tradução literal do título original – "O Melhor dos Melhores") é um filme muito divertido. Os que gostam de filmes de luta devem vê-lo sem falta. Amantes de filmes de ação dos anos 80 e 90 também irão se esbaldar.

Operação Kickbox gerou ainda três sequencias. O mais breve comento elas por aqui, mas tenho a triste impressão que a qualidade foi caindo ao longo das mesmas. Poucos escaparam da triste regra das continuações ruins... Por ora, recomendo o primeiro filme.

2 comentários: