domingo, 13 de junho de 2010

Solomon Kane (2009)

“If I kill you, I am bound for hell. It is a price I shall gladly pay.”

Potente, não? O personagem criado por Robert E. Howard foi, finalmente adaptado para as telonas, numa produção européia requintada, que não deve em nada aos blockbusters americanos, sendo, aliás, superior a muitos filme lançado por lá.

Solomon Kane é um guerreiro puritano que vive num constante conflito entre o bem e o mal. Demônios e espíritos malignos o perseguem constantemente. Parece que ele atrai o mal para si. E quando uma família que o acolheu é brutalmente atacada por uma espécie de guerreiro maligno, Solomon usará de todos os meios para lutar em nome do bem, mesmo que para isso ele deva se tornar cruel, impiedoso e mau. É exatamente o que frase do início dessa crítica ilustra, sendo dita pelo herói numa determinada cena da película.

E essa dualidade do personagem é muito bem explorada pelos roteiristas e, principalmente, pelo intérprete britânico James Purefoy. O ator está perfeito na pele do vingador puritano, um homem que possui dúvidas e muita fúria contra seus algozes. Eu não esperava uma performance tão consistente dele. A obra conta com a participação de ilustres atores como Pete Postlethwaite e Max Von Sydow.


O filme tem um bom ritmo, as cenas de luta são ótimas e as atuações são boas. Possui uma direção de arte muito bacana, que lembra a estética do péssimo Van Helsing. Aliás, Solomon Kane foi injustamente comparado com a obra de 2004; não se engane, caro leitor: Van Helsing era um veículo de promoção de Hugh Jackman, uma obra muito ruim, que amontoou os grandes monstros da Universal num fiapo de trama, com direito a vampiros voadores, completamente mal-feitos. Solomon Kane é um produto bem acabado, com uma história bem conduzida e atuações boas, que não se ancoram em efeitos especiais ou pirotecnias hollywoodianas.

O filme tem seus defeitos, como o desnecessário número de efeitos especiais e criaturas digitais, que parecem estar ali para chamar a atenção do público mais afoito por ação. No entanto, isso não se sobrepõe à fantástica dualidade que marca o personagem principal.

Solomon Kane é um ótimo filme que merece ser descoberto pelo grande público. Esperemos que a série tenha uma vida longa nos cinemas...

2 comentários:

  1. Olá, J. Luca! Obrigado pela visita ao B Movie Blues! Te incluí nos meus links. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cesar! Continue visitando o Midnight Drive-In!!

    ResponderExcluir