quarta-feira, 19 de junho de 2019

Uma Pequena Homenagem ao Rubens Ewald Filho



Foi com certa tristeza que eu recebi a notícia do falecimento de Rubens Ewald Filho, o nome mais conhecido da crítica especializada de cinema do Brasil. É estranho, pois nunca acompanhei o trabalho dele de muito perto, mas sempre o reconheci como especialista em cinema, desde muito novo, quando devorava as revistas SET e sempre via o rosto dele nos anúncios de Guias de Lançamentos para o mercado de vídeo. 

Lamentavelmente, ele foi vítima do famigerado politicamente correto e policiamento moral que assombra nossa sociedade em tempos atuais, levando a um injusto afastamento dele na transmissão do Oscar deste ano, na TNT - uma transmissão, aliás, rotineiramente bem ruim cuja salvação eram os comentários pontuais dele. Há de se pensar no impacto dessa perseguição a sua saúde.

Como crítico, Rubens Ewald Filho sempre assumiu sua função de maneira muito qualificada, o que pode confundir muita gente, pois um crítico não está nessa função para agradar ou desagradar ninguém. Ele omite opiniões embasadas, um ponto de vista especializado, uma lanterna que poderá apontar qualidades reveladoras ou pequenos defeitos escondidos. 

Certamente deixará uma lacuna, especialmente em tempos de opiniões tão infectadas de "patrulhamento da moral e bons costumes" assolando a vida de todos nós. Espero que você passe a eternidade vendo todos os filmes que você sempre amou, Rubens. Voe alto!


Nenhum comentário:

Postar um comentário