sábado, 10 de setembro de 2016

Ava's Possessions (2015)



Muito se fala sobre a falta de originalidade que costuma assolar o cinema de horror da atualidade, especialmente o cinema "mainstream" - mais especificamente os exemplares do gênero que temos sorte de assistir numa sala de cinema propriamente dita. Não é uma ideia que eu defenda, porque acredito, com bastante firmeza, que a criatividade é inesgotável de uma maneira geral, especialmente em se tratando de sétima arte e as outras em geral. 

Tanto rodeio, porque não é de hoje que eu leio argumentos como o subgênero de possessão, do cinema de horror, encontra-se, supostamente, esgotado. Críticas que defendem a ideia de que todos estes filmes copiam e não trazem inovação alguma desde o clássico O Exorcista. Talvez, e muito provavelmente, estejam certas em relação a baixa qualidade de muitos filmes do subgênero que foram lançados por aí, mas sacramentar um gênero como esgotado já é demais. E AVA'S POSSESSIONS é um exemplar perfeito para ilustrar essa tese.

Vamos à sinopse: após 28 dias de possessão demoníaca, a jovem Ava (Louisa Krause) finalmente é libertada após um ritual de exorcismo. Entretanto, os transtornos desses 28 dias de loucura rendem consequências a vida da jovem: agressões a desconhecidos, comportamento promíscuo com estranhos, agressão à familiares, danos materiais e uma porção de situações que colocam a moça entre duas escolhas, apresentadas por seu advogado desbocado: enfrentar a prisão ou entrar para um grupo da Igreja/Estado chamado Possuídos Anônimos, onde ex-possuídos se encontram para enfrentarem a realidade de sua condição e enfrentarem seus demônios, literalmente. 


É com esse argumento absolutamente original que Jordan Galland - diretor e roteirista - entrega um dos filmes mais divertidos do ano. Com bastante bom humor e uma trama bem amarrada, AVA'S POSSESSIONS traz situações e questionamentos inacreditavelmente originais para um subgênero supostamente esgotado que são os filmes de possessão. Você não vai encontrar sustos ou imagens chocantes, mas definitivamente o filme tem sua boa dose de humor negro, para os carniceiros de plantão. 

A atriz Louisa Krause está excelente como a protagonista, que precisa se reencontrar após esse traumático evento, cujas consequências afetam sua vida. Lembra um pouco a pegada de outro indie horror visto recentemente, Last Girl Standing (leia aqui) - explorando a consequência dos efeitos de uma possessão na vida de uma pessoa. É uma lufada de originalidade e frescor. 

O filme também conta com William Sadler (o vilão de Duro de Matar 2) - uma simpática cara conhecida. Sem grandes rompantes, mas um pequeno grande filme de fato. AVA'S POSSESSIONS é um daqueles filmes de terror que divertem muito, mais até que certas comédias propriamente ditas. 

Um comentário:

  1. Oi…

    Concordo totalmente com o que você disse no primeiro parágrafo aqui… Já ouvi várias vezes críticas desse tipo ao cinema de horror, pessoas dizendo que é um gênero “esgotado” que não há mais originalidade, e nunca gostei desse tipo de comentário.. Parece-me muito radical dizer que qualquer gênero de cinema esteja “esgotado”, mesmo que há muito tempo não se veja algo particularmente original…

    Ainda assim, ao ler a sinopse de Ava’s possession, fiquei me perguntando: é realmente um filme de teror? Parece muito mais uma comédia pela sinopse (confesso que não assisti ainda, pretendo ver, mas não queria esperar para postar aqui…) O que você classificaria como filme de terror? E aquele do Nicholas Hoult, “Warm Bodies”, é um filme de terror?

    Seja como for, o gênero do filme é algo secundário aqui… Independente do gênero, a idéia de um grupo de “possuídos anônimos” é muito legal, e eu nunca tinha ouvido de algo assim antes… Definitivamente Ava’s possession é um filme com uma idéia interessante e essa crítica me deixou com vontade de assistir – o que é talvez a melhor coisa que se pode dizer de uma crítica de filme? Gostei muito da forma como você apresentou a história, sem revelar spoilers mas ainda assim contando o bastante para fazer surgir um interesse pelo filme. Gostei muito das fotos que você escolheu também, mas seria legal se elas fossem um pouco maiores… E seria legal saber um pouco mais da sua opinião sobre o filme, talvez sua cena preferida ou algo assim…

    Sempre acompanho o midnight drive in, mas acabo não comentando quase nunca >.< Muito legal o seu estilo e principalmente os filmes que você escolhe colocar aqui – foge muito do que é comum nos blogs de cinema, sempre os mesmos lançamentos, coisa e tal… Well done o//

    Até a próxima o//

    ResponderExcluir