quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Dois Caras Legais (The Nice Guys, 2016)



Cheguei a esboçar, no início deste ano, uma lista de filmes mais esperados de 2016 para eu postar por aqui. Era uma lista até que bacana, principalmente por fugir de algumas escolhas óbvias (sim, eu ainda estou excitado pelo novo filme do Nicolas Cage dirigido pelo Mario Van Peebles). Lá pelo sexto lugar, estava THE NICE GUYS.

Quem acompanha este blog, já sabe que eu sou fã das fitas de dupla policial - meu subgênero favorito dentro do cinema de ação. E um novo filme, dirigido pelo escritor do clássico Máquina Mortífera - Shane Black - não escaparia da minha esfera de atenção, sob nenhuma hipótese. Mesmo que Shane Black tenha dirigido o fraco terceiro capítulo da franquia Homem De Ferro, ele tem créditos de sobra comigo por seu currículo pregresso. E considerando que ele também escreveria seu novo trabalho, não pude conter alguma expectativa. 

E o que eu achei do filme? Extremamente divertido. THE NICE GUYS resgata o que o subgênero traz de melhor: as cenas de ação eficientes, diálogos inspirados, personagens interessantes e uma incrível dinâmica entre seus protagonistas. Neste caso, Russell Crowe e Ryan Gosling entregam performances ótimas, apesar de em alguns momentos a preguiça do personagem de Crowe parece ser genuína de sua atuação. Já Gosling entrega um personagem cômico/trágico, na medida certa. Essa dupla me lembrou muito a dobradinha Bruce Willis/Damon Wayans de O Último Boy Scout - dupla criada pelo mesmo Shane Black.


Aliás, ele não traz nenhum tipo de inovação, mas certamente apresenta um entretenimento bem feito e sem a preguiça de seu filme anterior. Em certos momentos, a melhor coisa é fazer o que se sabe de forma competente, sem muitas firulas ou falsidades.

Aliado a boa performance de seus protagonistas, Black situou seu filme nos anos 70, dando todo um charme visual para THE NICE GUYS. O filme escapa do moralismo babaca que afeta muito filme atual, servindo como um bom entretenimento adulto. A trama, apesar de boboca, é situada no mundo da pornografia e corrupção em Detroit, contendo até algumas mensagens mais profundas sobre a falência que Detroit, outrora cidade promissora dos EUA, viria a enfrentar futuramente. Ter esse contexto histórico mais profundo só prova que Shane Black cuidou de seu roteiro, como ele não fazia desde os anos 90. 

Com os cinemas sendo dominados pelos blockbusters, a oportunidade de se assistir filmes de duplas policiais, um simples filme de dupla policial, é cada vez mais raro. THE NICE GUYS funciona, mesmo com seus pequenos defeitos, e com certeza terá um espacinho na minha filmoteca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário