domingo, 1 de dezembro de 2013

Sem Dor, Sem Ganho (Pain and Gain, 2013)

2013 vem sendo um ano muito bom para a sétima arte, recheado de belas surpresas - como esse mais novo filme de Michael Bay, ponto alto em sua fraca filmografia. A história real do personal trainer que resolve, com dois comparsas, roubar todas as posses de um cliente suspeito e bastante babaca da academia onde trabalha é um dos exemplos mais impressionantes de como a estupidez humana pode ir longe.

Parabenizo Michael Bay por certas escolhas bastante acertadas em sua obra, como o clima ensolarado do filme, a edição frenética e cheia de graças, os exageros condizentes com a trama absurda - tudo muito adequado com a loucura do golpe e seu desenlace. Além dessas decisões do diretor, seu elenco não o deixa na mão com atuações incríveis de Mark Wahlberg, Dwayne Johnson, Anthony Mackie e Tony Shalhoub.

A grande sacada da obra está no equilíbrio entre os vários gêneros presentes, especialmente a comédia e o drama. Em certos momentos, lembrei-me do clássico Um Dia de Cão, de Sidney Lumer (vide a crítica aqui) - o público cria uma empatia pelo antagonista e seu plano fantasioso, apesar da questionável maneira como esses "inocentes vilões" tentam atingir seus objetivos. E, tal como no clássico setentista,o epílogo é como um soco de realidade, nos fazendo acordar dos delírios do protagonista na base do choque. Sem nenhuma dúvida, uma bela surpresa vinda desse diretor e fica-se na torcida para que o nível de seus próximos filmes não caia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário