quarta-feira, 29 de maio de 2013

Police Story (1985)




(Sugiro fortemente que você vá até o final da postagem e clique no link do youtube para ouvir a música tema do filme enquanto você lê esse pequeno texto).

Há muitos anos, quando valia a pena garimpar algum filme na televisão aberta, assisti a esse filme numa tediosa noite de domingo. Era um garoto ainda, mas já conhecia o grande Jackie Chan, principalmente de suas produções norte-americanas. Assim, não é de se estranhar que eu não tenha entendido POLICE STORY muito bem; afinal, essa é uma das produções do lutador antes de conquistar Hollywood com sua fórmula eficiente de filmes de luta e comédia...

E quando assisti a esse POLICE STORY, foi um choque tremendo. Onde estavam as coreografias que beiravam a comédia? E o “sidekick” – “Cadê o Chris Tucker”?  No lugar desses elementos, assisti a um filme meio sombrio, cheio de pancadaria brutal, com ritmo e humor amalucados e um Jackie Chan que apanhava demais e batia em seus inimigos com raiva... Era meu primeiro contato, um tanto traumático, com o cinema sério de ação chinês.


Os anos passaram, a maturidade aparenta ter chegado e revejo POLICE STORY com novos olhos. Trata-se de um dos filmes de luta mais brutais que já assisti, tamanha a quantidade de ossos quebrados, torções, atropelamentos, pessoas atravessando vidros e muitas outras maneiras criativas de nocautear um ser humano; a grande sensação do ano passado The Raid (cuja crítica ainda estou devendo, apesar de já tê-lo assistido três vezes) parece pagar tributo direto à saga do Jackie Chan.

Além do primor nas cenas de luta, nada como destacar as cenas de ação do filme, como uma inacreditável e eletrizante destruição de uma favela (logo no início do filme) e o show de Chan (que também dirige o filme), tanto nas artes marciais e habilidades físicas quanto nas cenas dramáticas. Não me lembro de ter assistido outro filme dele cujo personagem apanhe tanto.

Definitivamente, um clássico do cinema de ação que precisava ter assistido. Posso confirmar: é um filme foda, cheio de ação, porrada e violência pra quem curte uma pegada mais bruta. Vou procurar os outros filmes da série pra assistir e dar uma comentada por aqui. 

Um comentário: