domingo, 23 de setembro de 2012

Filha do Mal (The Devil Inside, 2012)



Seríssimo candidato a pior filme de terror do ano, Filha do Mal é, provavelmente, o pior filme sobre possessão que eu já assisti em minha vida cinéfila. É inacreditável e inaceitável ver um roteiro tão péssimo e cheio de furos ser produzido.  Estou falando sério pessoal: a quantidade de imbecilidade é alta nessa obra.

Dá até uma má vontade escrever a sinopse, mas vamos lá: uma moça visita sua mãe numa instituição psiquiátrica na Itália, procurando entender o que levou a matrona a matar dois padres e uma freira vários anos atrás. A moça suspeita que sua mãe estava possuída por algum demônio, por isso leva um cinegrafista (???), em sua viagem para retratar essa busca pela verdade e filmar um documentário a respeito do drama particular dela.

Ok, pra começar, nem o pior dos filmes found-footage (essa ondinha do cinema atual, em que o filme é tratado como um documento autêntico e real) tem uma desculpa tão babaca pra ter um cara filmando de perto, com a mão tremida, o tempo inteiro. Pior é que o filme tenta ser esperto, mostrando diversos ângulos pra tentar dinamizar a obra; o problema é que muitas vezes, alguns dos ângulos não captam o cinegrafista-personagem, revelando esse erro grosseiro de continuidade. Desde Alone In The Dark eu não via tanto descuidado em um filme só...

As atuações são horríveis, especialmente porque os personagens são péssimos e antipáticos. A dupla de padres principal é uma porcaria inverossímil – dois exorcistas instáveis, despreparados e “aventureiros”, que contrariam todo o clima sério que a obra tenta passar. A protagonista (uma atriz brasileira, só para constar) não convence em nenhum momento e você fica torcendo pra que ela se ferre logo, pra acabar com a projeção.

Sofrível demais esse Filha do Mal. Até quando filmes assim vão continuar a serem exibidos em cinemas enquanto obras fantásticas do horror continuam a serem negligenciadas pelas distribuidoras? Não recomendo a ninguém, a não ser que você queira aumentar sua lista de piores do ano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário