sábado, 6 de março de 2010

Somos Marshall (We are Marshall, 2006)


Filmes com temática esportiva não são novidade em Hollywood. Todo ano, pelo menos 3 filmes com um roteiro calcado em esportes são lançados em mercado norte-americano. Lá, tais filmes fazem bastante sucesso, porém por aqui a coisa funciona diferente: os filmes, geralmente, não são lançados em nossas salas de cinema, chegando diretamente para as prateleiras das locadoras.

Somos Marshall teve o mesmo destino: a Warner mandou-o direto para as telinhas. Mas vejam bem, isso não é um defeito; comento isso, só para vocês terem uma idéia de como o cinema pode, muitas vezes, ser injusto. Somos Marshall é um filmaço, um drama muito bonito e tocante, baseado num episódio real ocorrido nos EUA no início da década de 70.


O filme apresenta a história de um acidente de avião que vitimou o time de futebol americano da Universidade de Marshall. Apenas um dos técnicos e 4 jogadores conseguem escapar por não terem embarcado no avião. A partir desse desastre, o reitor da Universidade (David Strathairn), devido às pressões de um dos jogadores que escapou (Anthony Mackie), resolve remontar o time do zero.


É claro que essa não será uma tarefa nada fácil, pois além de não possuir o apoio da cidade, que está sofrendo com a morte de seus filhos, nenhum treinador aceita o cargo vazio. Após diversas tentativas, o diretor da faculdade encontra-se com o treinador Jack Lengyel (Matthew McConaughey) que topa treinar o time.


A primeira vista, parece que estamos diante de mais um amontoado de clichês reunidos num dramalhão ordinário. Contudo, apesar de em alguns momentos o filme pecar pelo drama excessivo, Somos Marshall está longe de ser uma obra chata e pretensiosa. Trata-se de um filme comovente e que chega a subverter alguns clichês em certos momentos.


Uma das minhas maiores surpresas em Somos Marshall foi saber que a direção do filme ficou por conta do questionável McG, que nunca fez filmes que me agradaram muito. Esse drama é, de longe, o melhor filme dele até agora.


Somos Marshall conta com um bom elenco (principalmente McConaughey e Mackie) e uma bela trilha sonora. Um filme correto e bonito sobre um episódio muito triste do futebol americano. Assista e se emocione.

2 comentários:

  1. É um filme legal...pipoca, refrigerante e uma boa companhia...Somos Marshall garante ótimos momentos de diversão....Vale a pena assistir!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de todo o drama da história, Somos Marshall é um ótimo entretenimento.

    ResponderExcluir