sábado, 11 de abril de 2020

Ich Bin Dann Mal Weg (2015)



Há alguns anos eu li o ótimo livro "Volto Já!" escrito pelo alemão Hape Kerkeling. Trata-se do bem-humorado diário de viagem do próprio autor quando ele fez a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, suas peripécias e desventuras. Como o assunto me interessa bastante, foi uma leitura saborosa e divertida, me levando em diversos momentos a imaginar como seria um filme adaptando-a. Ao terminar o livro, descobri que algum produtor já tivera essa ideia e finalmente, quase 2 anos depois de me interessar pelo projeto, consegui assití-lo.

Trata-se de uma adpatação bastante fiel, com o protagonista sendo interpretado pelo ator Devid Striesow, uma cara bastante conhecida para quem acompanha com mais atenção o cinema alemão atual. É uma proeza que o filme tenha conseguido manter a simpatia que nutrimos pelo protagonista, mesmo quando percebemos suas falhas e sua rabujentice (devidamente castigada pelo próprio Caminho, como o filme nos mostra). É um personagem muito humano e a performance captura as impressões tidas durante a leitura.

Outro ponto a favor é que o filme nunca se assemelha a um road movie, felizmente (um gênero que eu acho um tanto enjoativo). Sua estrutura vai e volta no tempo, mostrando um pouco da infância do comediante, desde seu acidental começo no mundo da comédia até o início de sua ascensão; mesmo estes momentos do passado que podem ter sido difíceis durante sua vivência, após a distância do tempo e a segurança de sua imutabilidade, são vistos com simpatia e graça, pois são estes momentos que nos definem, também. E as desventuras de Hape durante o trajeto também farão parte desse complexo mosaico chamado Hape Karkeling. A percepção disso parece uma das clarezas trazidas aos peregrinos desta milenar rota.

Toda essa sensibilidade é passada, assim como a mística que cerca o Caminho. As lindas paisagens, a completa imersão, as pessoas, os diferentes idiosmas, os albergues, os peregrinos - tudo é muito bem expressado pelo filme, tornando-o ainda mais atrativo para quem sonha ou já sonhou em percorrer a rota de Santiago de Compostela.

Sinceramente, é uma pena que este ótimo filme provavelmente permanecerá inédito no Brasil, talvez um dia sendo exibido nas estéreis plataformas de streaming. Em todo caso, preciso adquirir minha cópia pois, sem dúvida, esta é uma obra que eu revisitarei muitas outras vezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário